A sessão solene de votação e posse da Mesa Diretora foi dirigida pela vereadora Eron Vasconcelos (DEM). A 1ª Secretaria ficou a cargo do vereador Jorge Jambeiro (PSDB) e a 2ª Secretaria com o vereador Laudelino Lau (PSB).
A nova Mesa Diretora da Câmara ficou com a seguinte formação: Alfredo Mangueira (presidente); Paulo Magalhães Júnior (DEM), 1º vice-presidente; Gilberto José (PDT), 2º vice-presidente; Erivelton Santana (PSC), 3º vice-presidente; Sidelvan Nóbrega (PRB), 1º secretário; Alan Sanches (PMDB), 2º secretário; Orlando Palhinha (PSB), 3º secretário; Paulo Câmara (PSDB), corregedor-geral; e Odiosvaldo Vigas (PDT), ouvidor-geral.
Duas chapas
A sessão solene de votação começou às 9h30min e o processo de votação iniciou às 10h45min, após amplo debate entre os vereadores e a apresentação de duas chapas. Na disputa para a presidência, o vereador Alfredo Mangueira venceu a vereadora Vânia Galvão - primeira mulher a se lançar presidente da Câmara -, por 28 votos contra seis, e sete votos em branco.
Para o cargo de 1º vice-presidente, o vereador Paulo Magalhães Júnior venceu a vereadora Olívia Santana por 33 a 8. Para a 2ª vice-presidência, o vereador Gilberto José superou o vereador Moisés Rocha (PT) por 33 contra sete e um voto em branco. A 3ª vice-presidência ficou com o vereador Erivelton Santana, que venceu o vereador Gilmar Santiago (PT) por 34 a 7.
Na disputa da 1ª Secretaria, o vereador Sidelvan Nóbrega venceu a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) por 34 a 7. Para a 2ª Secretaria, o vereador Alan Sanches (PMDB) superou a vereadora Marta Rodrigues (PT) também por 34 a 7, repetindo-se a votação para o cargo de 3º secretário, vencido por Orlando Palhinha diante do vereador Giovanni Barreto (PT).
Na disputa para corregedor-geral, a chapa da vereadora Vânia Galvão não apresentou candidato. O vereador Paulo Câmara (PSDB) obteve 34 votos. Sete votos foram em branco. Fechando os cargos da Mesa Diretora, para ouvidor-geral, o vereador Odiosvaldo Vigas superou o vereador Carballal por 34 a 7.
No processo de contagem dos votos, os vereadores Carballal, Isnard Araújo (PR) e Andréa Mendonça (DEM) atuaram como escrutinadores.
Discurso de posse
Em seu discurso de posse, o vereador Alfredo Mangueira, demonstrando emoção, lembrou dos seus pais, Sr. Ranulfo Brasil Mangueira e Sra. Carmelita Macedo Mangueira. Agradeceu à família, aos colegas vereadores e antes de tudo a Deus, "grande arquiteto do universo". Denominou os demais pares de "quarenta combatentes" e pediu afinação e coesão para melhorar a cidade e conduzir bem os trabalhos da Casa.
Destacou o trabalho dos servidores da Câmara e lembrou de quando ingressou na Casa, em 1992. Agradeceu aos profissionais de imprensa que cobrem os trabalhos legislativos e frisou que vai ser um "conciliador" e que conduzirá os destinos da Câmara com transparência e democracia.
Disse que não medirá esforços para melhorar a segurança pública, a educação, a geração de emprego e renda, o transporte e a saúde. Priorizará a Universidade Corporativa da Câmara e investirá na qualificação dos processos da Câmara por meio de novas certificações de qualidade.
Ouvidoria e reabertura
O vereador Odiosvaldo Vigas destacou que, como ouvidor, pretende disponibilizar nas Administrações Regionais (18 ao todo), nas estações de transbordo e nos shoppings da cidade um ponto de atendimento à população para democratizar ainda mais as ações da Câmara.
Após a eleição da Mesa Diretora, a Câmara entra em recesso até o dia 31 de janeiro, reabrindo os trabalhos do 1º Período da 16ª Legislatura no dia 2 de fevereiro, data em que na sessão solene de reabertura o prefeito fará a leitura da mensagem do Executivo.