Após uma série de negociações visando assegurar a governabilidade para a gestão do capitão Azevedo (DEM), que assume a prefeitura de Itabuna a partir de 1º de janeiro de 2009, Josias Miguel, foi indicado em reunião realizada em Salvador, com as presenças do presidente do diretório do PP na Bahia, deputado federal Mário Negromonte, além de lideranças do partido, para o comando da comissão provisória em Itabuna.
O empresário Roberto Barbosa, que foi candidato a prefeito nas eleições de outubro, foi indicado para a comissão executiva municipal da agremiação.
A reunião teve ainda as presenças dos prefeitos eleitos de Uruçuca, Moacir Lei e de Santa Cruz da Vitória, Jacson Bomfim , além do secretário-geral do partido Jabes Ribeiro, do deputado federal Roberto Brito, do deputado estadual Luis Argolo, bem como do candidato do partido a prefeito de Itabuna, Roberto Barbosa e do sargento Gilson Nascimento, que integra a equipe de transição do capitão Azevedo.
Estratégia
Para Josias Miguel o ingresso no PP vai fortalecer a estratégia do prefeito eleito de Itabuna, que na sua campanha não pode formar um arco de alianças mais, contando apenas com o apoio do PTC, PRT B e PTN: "Agora, como precisamos garantir a governabilidade, vamos necessitar ampliar as alianças e isto favorece a aproximação com o PP, PMDB. PMN e outros partidos, inclusive da base aliada dos governos federal e estadual."
Ele explica ainda que assume com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do partido na região Sul da Bahia e fazendo uma aproximação entre o capitão Azevedo com os governos de Lula s e Jaques Wagner.
Cita também a força do PP, um partido que tem representatividade na Bahia e no país, o que vai permitir inclusive acesso à Secretaria de Agricultura, Seagri, hoje comandada por Roberto Muniz, que deixou a Assembléia Legislativa para assumir o cargo e o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, o que vai possibilitar o encaminhamento de projetos importantes para Itabuna e para a própria região cacaueira.