Política

SEM ACORDO, ASSEMBLÉIA SÓ VOTA ORÇAMENTO E ENTRA EM RECESSO DIA 29

Vide
| 16/12/2008 às 17:43
Após queda da sessão, deputados tentam acordo para votar as matérias em pauta e Orçamento
Foto: Foto: BJá
  Os líderes do governo e da oposição na Assembléia Legislativa, deputados Waldenor Pereira e Gildásio Penedo Filho, respectivamente, estão tentando chegar a um acordo para votar as matérias que se encontram na pauta da Casa Legislativa, num total de 18 projetos de lei. Nesta quarta-feira, 17, começa a ser apreciado em plenário o Orçamento Geral do Estado para 2009.

  Se houver acordo, e para isso a base governista tem que abrir espaços nas comissões de Segurança, Direitos Humanos e Meio Ambiente para os deputados de oposição comandem essas temáticas, na legislatura de 2009, pode-se votar além do Orçamento, várias matérias pendentes, entre elas, a Controladoria Geral do Estado, a Lei de Apoio ao Cooperativismo, Reforma Estrutural da PM e outros.

  Não havendo acordo, a única matéria a ser apreciada será o Orçamento Geral do Estado para que a Assembléia entre em recesso no final do ano.

   A previsão seria a seguinte: na quarta-feira, o Orçamento seria analisado na Comissão de Justiça e Finanças para aprovação do parecer do relator, deputado Paulo Câmara (PTB). Na segunda feira próxima, dia 22, iria a plenário para votação em primeiro turno; e retornaria a plenário, dia 29 para a votação em segundo turno.

  Sendo aprovado nesta data, a ALBA entrará em recesso e todos os outros projetos ficarão para fevereiro, após o Carnaval.

  Vale observar o seguinte: na próxima semana, só haverá sessão na segunda-feira, 22. Dia 23 é véspera do Natal e a maioria dos deputados se desloca para o interior. Natal é 24, o dia santificado na quinta e na sexta, 26, não tem sessão.

   REUNIÃO

   Nesta terça-feira, 16, a sessão caiu por pedido de verificação de quórum do líder do governo, deputado Waldenor Pereira, para que os deputados possam comparecer ao encontro da Cúpula das Américas, em Costa do Sauípe.

   Assim que a sessão caiu os líderes se reuniram em plenário (vide foto) tentando o acordo que deverá ser fechado (ou não) amanhã, 17.

   O deputado Waldenor Pereira, PT, está confiante, assim como o deputado Gildásio Penedo, DEM, mas, a questão esbarra nas composições das comissões visando 2009.