Na composição da mesa o pároco da Igreja Nossa Auxiliadora, Padre Jorge, que representou o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella, e Cosme dos Santos, representando Zofia Kusy, coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, além da Coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias da Infância, Lícia de Oliveira; o Major da Polícia Militar Maurício Costa; a coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Criança, Jurani Sales, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e dos Adolescentes, Auristela Leal. Também compuseram a mesa as representantes da 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Região da Pastoral da Criança e o deputado estadual Bira Coroa (PT).
Solidariedade
Enquanto proponente da solenidade, Yulo assumiu a tribuna para reafirmar a grandiosidade da missão da Pastoral da Criança do Brasil, que merece todas as homenagens e honrarias possíveis. "São incontáveis as vidas salvas pela Pastoral da Criança, sem que para isso fosse necessário despender vultosos recursos ou mirabolantes engenhosidades técnicas. A mola propulsora da Pastoral é a solidariedade, expressa na ação voluntária de seus líderes comunitários, na partilha da experiência, no exercício prático da fé", exaltou Yulo, que completou: "O Brasil hoje tem outra cara, basta verificar as estatísticas sobre mortalidade e desnutrição infantil", conclui.
Redução da mortalidade
Dados oficiais divulgados pelo IBGE, citados por Yulo no plenário, indicam que nos últimos dezesseis anos, entre 1991 e 2007, o Brasil registrou uma redução superior a 46% nas taxas de mortalidade infantil, passou-se de 45 para 24 óbitos por mil nascidos vivos.
A melhoria nos índices foi verificada principalmente na Região Nordeste, com 50,21%. Em seguida vêm as Regiões Sudeste com 44,16%, Norte com 43,31%, Centro-Oeste com 41,67% e Sul com 41,24%. Na Bahia, a mortalidade infantil reduziu de 62%, em 1991, para 34%, em 2006, e em 2007, o número caiu ainda mais, chegando a 33,4%, perfazendo uma redução de 46,65% entre 1991 e 2007. "Os avanços na nossa atual situação devem muito ao fato de a Pastoral da Criança ter tomado para si essa responsabilidade, papel que cumpriu e tem cumprido com a mais alta dignidade", ressaltou Yulo.
Reconhecimento
Ao final da solenidade, o parlamentar petista ainda prestou uma homenagem ao entregar placas de congratulações as paróquias do Sagrado Coração de Jesus e São João Batista, além do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella, a coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Zofia Kusy; a coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Criança, Jurani Sales; e as lideranças pastorais Matilde Pereira e Hildete dos Santos.