Política

REFORMA TRIBUTÁRIA: PINHEIRO QUER ASSEGURAR INVESTIMENTOS NO SETOR TI

Vide
| 04/12/2008 às 12:41
   O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) prevê a perda de cerca de R$ 2 bilhões/ano para a Bahia no ramo de softwares caso a Reforma Tributária passe sem rever o texto que afeta o setor de TI. A soma é o que foi movimentado pelo Pólo de Informática de Ilhéus no ano passado, segundo informou o parlamentar, hoje (dia 03), em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados.

  Ele defendeu alteração de um dispositivo que consta na proposta e que pode prejudicar os pólos de informática no País, especialmente os que foram constituídos no Norte e Nordeste. "Nós queremos que a reforma tributária conceda a extensão do prazo para Manaus, nos mesmos moldes do texto, aprovado aqui nesta Casa, da Lei de Informática, para permitir que outras cidades possam ter oportunidade de se desenvolver", disse Pinheiro, revelando ainda a mesma preocupação em relação à implantação do Parque Tecnológico em Salvador.


Para o parlamentar, que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, com a Lei de Informática, criou-se a possibilidade de incentivar o crescimento e o desenvolvimento industrial em todo o País, tirando a centralização que havia em São Paulo. "Isso é desenvolvimento econômico, é geração de emprego e renda", afirmou.


O deputado disse que é fundamental a aprovação da Reforma Tributária, mas pediu mais atenção à área de TI: "Não estamos conclamando isenção, queremos um tratamento eficaz para o desenvolvimento da produção do software brasileiro em diversas cidades. Assim teremos oportunidade de realizar essa disputa mundial", explicou.