Política

DIAP DIVULGA LISTA DOS 10 PARLAMENTARES MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO

Vide
| 02/12/2008 às 22:20
    O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou hoje (dia 02) a lista dos dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na avaliação dos próprios deputados e senadores. O líder do Democratas na Câmara, deputado ACM Neto, foi o parlamentar do partido mais bem avaliado, ficando na quinta colocação. Neto também foi o único baiano a ficar entre os dez "cabeças" do Congresso. O deputado ficou na frente de parlamentares como o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-AM), na sexta posição, e Michel Temer (PMDB-SP), que disputa a presidência da Câmara e figura na sétima colocação.

 Há 12 anos, o DIAP,  após divulgar a lista dos 100 "cabeças", faz a pesquisa para a escolha dos dez parlamentares que integram a elite do Legislativo, conforme estatística. Dos 100, 70 responderam à enquete e elegeram os dez. Os cinco primeiros foram: o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP); o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o senador José Sarney (PMDB-AP); o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio; e ACM Neto.

O resultado da pesquisa fornece algumas pistas importantes sobre critérios para a escolha dos deputados e senadores mais influentes. A primeira é que o aspecto institucional possui peso decisivo, tanto que somente dois dos eleitos (Miro Teixeira e José Sarney) não são atualmente presidente de partido, líder de bancada ou membro das Mesas Diretoras das Casas do Congresso. A segunda é que, apesar da Câmara possuir seis vezes mais parlamentares do que o Senado, os parlamentares procuram equilibrar seus votos entre deputados e senadores, elegendo metade de cada Casa do Congresso.

A terceira é que a oposição, mesmo sendo numericamente inferior, conseguiu uma boa performance, elegendo três entre os mais influentes do Congresso, sendo dois senadores e um deputado, incluindo ACM Neto, que tem se destacado na luta contra o aumento de impostos e no debate sobre a reforma tributária. A quarta é que no espectro político, menos da metade, considerando o empate no 10º lugar, podem ser classificados de esquerda.
A quinta é que há heterogeneidade do ponto de vista profissional, com três empresários, três médicos, dois advogados, dois jornalistas, um economista e um diplomata, considerando todos os escolhidos, inclusive os que estão empatados em último lugar. A sexta é que, regionalmente, pela primeira vez o Norte ganhou dos Sudeste e do Nordeste em número de parlamentares influente nessa modalidade de levantamento feito pela DIAP há 15 anos.

Veja abaixo a lista dos dez "cabeças" do
Congresso (observe que houve empate na 10ª colocação):


1°Arlindo Chinaglia (PT/SP) - Presidente da Câmara

2° Henrique Fontana (PT/RS) -  Líder do governo na Câmara

3°José Sarney (PMDB/AP) - Ex-presidente da República e do Senado

4°Arthur Virgilio (PSDB/AM) - Líder do partido no Senado

5°ACM Neto (DEM/BA) - Líder do partido na Câmara

6° Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN) - Presidente do Senado

7° Michel Temer (PMDB/SP) - Presidente do partido

8° Miro Teixeira (PDT/RJ) - Ex-líder do partido na Câmara

9° Tasso Jereissati (PSDB/CE) - Ex-presidente do partido

10° Maurício Rands (PT/PE) - Líder do partido na Câmara

10º Romero Jucá (PMDB/RR) - Líder do partido na Câmara

10º Romero Jucá (PMDB/TO) - Líder do governo no Senado

10º Tião Viana (PT/AC) - Vice-presidente do Senado