Vide
Cinco requerimentos, de autoria do deputado Edson Duarte (PV-BA), pedindo a verificação de irregularidades em uma mina de urânio no município de Caitité, interior do estado da Bahia, foram aprovados na quarta-feira, 19, pela Comissão de Meio Ambiente.
As solicitações visam apurar denúncias apresentadas ao parlamentar durante audiência pública realizada na cidade, onde a água para consumo da população estaria contaminada pelo elemento radioativo.
Os requerimentos serão encaminhados ao governo da Bahia, governo federal, ministérios e a Casa Civil. "Queremos saber a veracidade dessas informações; se a causa da contaminação é natural ou por conta do processo de extração do urânio e que providências referentes às denúncias, ao fornecimento de água para as comunidade afetadas, a responsabilidade e as medidas mitigadoras estão sendo tomadas para proteger a população" destacou.
"Mesmo vivendo no entorno de uma mina que fornece urânio para o programa nuclear brasileiro, a comunidade de Caitité vive em situação de pobreza e se ressente da falta de informação e insegurança" relatou o deputado.
De acordo do Edson Duarte, a audiência contou com mil e duzentas pessoas e foram entregues a ele relatórios comprovando a contaminação da água de alguns poços artesianos da zona rural pelo material radioativo em regiões próximas a mina. Um dos requerimentos também visa checar se a mina está operando legalmente. "Nós queremos saber se é verdade que a mina, que por lei só pode ter duas licenças iniciais e de operação, se encontra na sétima licença provisória e se está operando com seguro" disse.