Vide
Geddel diz que Prefeitura já deveria ter cancelado contratos com empreiteiras do Metrô
Foto: Foto/Ag Brasil
O ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, afirmou em entrevista na Rádio Nova Salvador FM, nesta tarde de segunda-feira, 1º, que vai levar o presidente Lula da Silva para uma visita aos canteiros de obras das revitalização e transposição das águas do Rio São Francisco, projetos que executa em seu Ministério, em territórios da Bahia e Pernambuco.
Geddel afiançou que as obras vão de vento em popa, tanto na transposição; quanto na revitalização e disse que já existem muitas comunidades beneficiadas, ao contrário do que muita gente falava que haveria prejuízios para a região e seu povo. "Estamos trabalhando e muito na revitalização do rio com grandes benefícios para as localidades e sua gente", frisou.
ODEBRECHT
O ministro Geddel assinou nesta segunda-feira um termo de cooperação entre o Ministério e a Fundação Odebrecht, além de dois acordos de implantação de projetos na região do Baixo Sul da Bahia, visando a redução das desigualdades regionais e a geração de emprego e renda.
O primeiro projeto a ser implantado, cujas autorizações serão assinadas na ocasião, é um Evento de Organização Produtiva no município de Ituberá, que beneficiará 75 famílias de agricultores, em projetos de produção de pupunha. O investimento será de R$ 170 mil, e a pupunha produzida na região será de alta qualidade e com certificação ambiental.
O segundo projeto, denominado de Artesanato para Inclusão Produtiva será desenvolvido nos municípios de Ituberá, Nilo Peçanha e Cairu, sendo beneficiadas 60 famílias das comunidades quilombolas e afro-descendentes. Esse projeto, com investimento de R$ 58.668,00 beneficiará diretamente 60 famílias e destina-se ao desenvolvimento e gestão do artesanato de piaçava.
A cerimônia de assinatura do acordo e implantação dos projetos será realizada na sede da Fundação Odebrecht, com a participação do ministro Geddel Vieira Lima e o presidente da entidade, Mauricio Medeiros, além do presidente do Conselho de Curadores, Norberto Odebrecht, o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação ( FAO) Gustavo Chianca, e a Secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração, Márcia Damo.
|
METRÔ
Geddel comentou sobre as obras do Metrô de Salvador e garantiu que já está com o dinheiro garantido para o segundo tramo do trajeto, entre o Acesso Norte e Pirajá, e entende que as empresas prestadoras de serviços na execução das obras estão fazendo corpo mole para entregar a primeira etapa do percurso.
O ministro considera inadmíssivel o comportamento das empresa, as quais, "já se serviram do filé" e se amarram para concluir as obras respaldando-se em questões com o TCU.
CANAL DO IMBUIU
O ministro assegurou, ainda, que as obras do Canal do Imbui, à exemplo do que aconteceu na Avenida Centenário, deverão ser realizadas pela Prefeitura, mas, "o projeto é bem maior do que imaginávamos".
Geddel diz que vai viabilizar os recursos para o novo projeto que está em fase de elaboração.