Na tentativa de resgatar um símbolo histórico do país e dos baianos, o deputado Edson Pimenta apresentou na Assembléia projeto de lei que transfere as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, no dia 22 de abril, data do descobrimento do Brasil, para o município de Porto Seguro.
Como justificativa, o deputado alega que não se "pode esquecer nossas origens e história; que o 22 de abril de 1500 - marco histórico na vida dos brasileiros - quase não é lembrado nas escolas e pelo poder público e que falta de memória de um povo é um decreto de ingratidão".
Após 508 anos da descoberta do Monte Pascoal (município de Porto Seguro), o 22 de abril precisa ser resgatado e cabe às instituições públicas cumprir o seu papel. O projeto, segundo Pimenta, cumpre esse papel, pois ao transferir a sede dos Poderes Executivo e Legislativo para Porto Seguro, nesta data, contribui para manter vivo na consciência dos cidadãos o dia que marca o nascimento da nação brasileira.
No projeto, o deputado lembra que somente este ano o povo indígena da Aldeia Barra Velha - chamada Aldeia Mãe, em Caraíva, Porto Seguro - viu chegar a energia elétrica na comunidade, através do programa do governo federal Luz para Todos. "Foram 508 anos literalmente na escuridão", diz Pimenta, que agora quer resgatar este símbolo histórico e cultural que é o 22 de abril.
Outro aspecto ressaltado pelo deputado Edson Pimenta é que a apresentação da proposta chega numa hora em que o município de Porto Seguro passa por grandes mudanças na política, com a recente eleição do socialista Gilberto Abade, que vai revolucionar o município e garantir melhores condições de vida à população. De forma carinhosa, o deputado chama o prefeito Gilberto Abade de nosso "Barak Obama".