Política

ADVOGADO STÊNIO JOSÉ GALVÃO PINHEIRO RECEBE TÍTULO CIDADÃO DE SALVADOR

Vide
| 26/11/2008 às 17:16
   O advogado Stênio José Galvão Pinheiro de Lemos foi homenageado pela Câmara Municipal, em sessão solene no Plenário Cosme de Farias, com a concessão do Título de Cidadão de Salvador. A iniciativa foi do vereador Jorge Jambeiro (PSDB), pela contribuição de Stênio à sociedade soteropolitana. Segundo ele, foram mais de 35 anos de dedicação à advocacia, na área de negócios, principalmente no setor imobiliário.


   Natural de Itaberaba, Stênio Lemos formou-se em 1973, passando a advogar em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. De volta à capital baiana, especializou-se em direito imobiliário e no Sistema Financeiro da Habitação, cooperando para a realização de empreendimentos que socializaram setores da cidade. Como exemplo, o Parque Júlio Cezar, na Pituba; e os edifícios Júpiter, Marte e Apolo 28, no Corredor da Vitória.

A trajetória profissional de Lemos inclui trabalhos em cerca de 40 empresas, a maioria em Salvador, sempre com cargos de diretoria jurídica e operacional, o que, segundo o autor da homenagem, "contribuiu para a construção de milhares de residências e estabelecimentos comerciais. E a criação de outros milhares de empregos para a população baiana". Atualmente, além de advogar, atua na área acadêmica como professor de Direito Processual Civil na FTC, UNIRB e UNYANA. Pelo entrosamento que mantém com os alunos, recebeu várias homenagens, escolhido como patrono e paraninfo de turmas de direito.


A TRAJETÓRIA


Seu pai, o soteropolitano Walter Vellozo Pinheiro de Lemos, trabalhava no Banco do Brasil, o que levava a família a constantes mudanças de residências. A família Lemos, relembrou o homenageado, morou nas cidades de Jequié (1952 a 1955), em Salvador (1955 a 1957), de novo em Itaberaba (1957 a 1960), em Valença (1960 a 1964), Rio de Janeiro (1964 a 1965), mais uma vez em Salvador (1965 a 1966), outra vez em Itaberaba (1966 a 1969) e definitivamente em Salvador, a partir de 1970.

Stênio casou-se com Eliana Sena Castro Pinheiro de Lemos, no mesmo ano de formação em advocacia. O casal tem três filhas, Flávia, Paula e Lívia e está aguardando o nascimento do primeiro neto.


A Mesa da sessão solene foi presidida pelo vereador José Carlos Fernandes (PSDB), presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal, que ressaltou o fato da homenagem ao advogado baiano ter sido aprovada por unanimidade. Presentes, ainda, o procurador-geral do Município, Pedro Guerra; o desembargador Josiel Santana de Oliveira, ouvidor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia; os deputados federais João Almeida e Félix Mendonça; o secretário-geral do PMDB, Genebaldo Correia; e o empresário Joaquim Barreto de Araújo. A homenagem contou com apresentação do tecladista Bruno Aranha.


 Salvador: moldura dos
  momentos de felicidade


 
A capital baiana, na definição do advogado e professor Stênio Lemos, foi e continuará sendo a principal moldura dos seus momentos de felicidade. E isto inclui desde as vindas à capital, na infância, para passar férias, até os dias atuais, do exercício profissional à convivência familiar.


"A cidade do Salvador caracteriza-se como cenário do desenvolvimento de toda a minha vida, familiar, profissional, social e lúdica. Nesta moldura, pretendo esgotar toda a potencialidade que me resta em todos os setores. Afinal, foi em um terreiro desta cidade que uma mãe-de-santo garantiu-me que eu morreria com 91 anos e onze dias, além disso, muito rico", disse bem humorado.


Ele classificou a cidadania soteropolitana como "uma grande honraria" e agradeceu ao vereador Jorge Jambeiro pelo reconhecimento de seu trabalho. Stênio Lemos fez questão de ressaltar a postura política do autor da homenagem: Integridade, coerência, competência e honestidade, são atributos próprios de Jorge Jambeiro. Suas atitudes dignificam a conduta política, os políticos e esta Casa".