Política

SOUTO VÊ DIFICULDADES NA RELAÇÃO PSDB E PT NAS ELEIÇÕES 2010 NA BAHIA

Vide
| 24/11/2008 às 19:00
Souto diz que não muda de partido e está muito bem na presidência do Democratas (F/D)
Foto:
  O ex-governador Paulo Souto disse ao Bahia Já agora há pouco que está muito bem como presidente regional do Democratas e não pretende mudar partido. 

  Sobre a notícia que saiu num jornal do Sul do país dando conta do seu provável ingresso no PSDB diante de uma futura aliança nacional visando 2010, entre PSDB e DEM, Souto garante que se "conversa houve não chegou ao seu conhecimento pela direção nacional do Democratas".

  O presidente do DEM na Bahia, admite, no entanto, que pode estar havendo dificuldades entre as duas legendas no Estado (PSDB/DEM) e as direções nacionais estejam conversando sobre o assunto.

  Souto destaca, ainda, que esses dois partidos se marcharem juntos, em 2010, precisam estar fortalecidos na Bahia e, "no panorama de hoje isso é impossível".
Daí que, no decorrer do processo, a janela estará aberta para mudanças.

  QUADRO ATUAL

  E, qual é o panorama de hoje?

  O PSDB é aliado no PT na base de sustentação do governo Wagner e tem na presidência da Assembléia, o tucano Marcelo Nilo.

  O PMDB é aliado do PT na base de sustentação do governo Wagner, mas, se juntou ao DEM para derrotar o PT nas eleições municipais de segundo turno, em Salvador. Além disso, a bancada do PT na Câmara de Vereadores faz (e fará) oposição ao governo João Henrique.

  As prováveis alianças nacionais visando a eleição presidencial de 2010 seriam: PT + PMDB; PSDB + DEM.

  Tudo, no entanto, é muito prematura. O PMDB está se sentindo muito forte, no plano nacional e pode até ter um candidato a presidente.