Vide
Gildásio Penedo, DEM, diz que base aliada age com autoritarisme e usa rolo compressor (F/BJá)
Foto:
O líder da Oposição na Assembléia Legislativa, deputado Gildásio Penedo (DEM), diz que vai recorrer novamente ao Tribunal de Justiça com uma ação de reclamação por desobediência diante da atitude do líder do governo, deputado Waldenor Pereira, PT, de instalar as comissões temáticas da ALBA "sem respeitar a decisão judicial".
Situa que os governistas têm um discurso "republicano falso e usam do mais puro autoritarismo, desrespeitando o Pleno do TJ e usando o rolo compressor para instalar as comissões temáticas sem respeitar o princípio da alternância", frisou destacando que as comissões reinstaladas são ilegais.
O líder do Governo, Waldenor Pereira, destacou a importância da instalação das comissões para normalizar os trabalhos do legislativo e argumentou que isso se deu dentro das normas constitucionais e regimentais.
Citou o artigo 71 da Constituição Estadual, que discorre sobre a prerrogativa do legislativo de dispor sobre o seu Regimento Interno, onde no artigo 67 afirma que "compete a cada comissão eleger por escrutíneo secreto um presidente e um vice-presidente".
Gildásio comenta que essas explicações os governistas terão que dar, novamente, na Justiça, uma vez que estão instalando comissões e elegendo presidentes, mesmo sem deputados presentes na ALBA, como aconteceu com Júnior Magalhães.
Sobre as prováveis votações que acontecerão em plenário na tarde de amanhã, 19, Gildásio destaca que os governistas podem até votar as matérias e aprová-las, se conseguirem quórum para manter a sessão de pé, mas, na sua visão, são ilegais até que o Tribunal de Justiça analise a nova ação que a Oposição dará entrada ainda esta semana.