Política

DEPUTADO QUER SABER SE MUTIRÃO DE CIRURGIAS DA SESAB ESTÁ FUNCIONANDO

Vide
| 14/11/2008 às 15:07
O líder do Democratas na Assembléia, deputado Heraldo Rocha, pediu informações à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) sobre o número de cirurgias realizadas até agora, pelo programa de mutirão de cirurgias lançado no último dia 16 de setembro, às vésperas das últimas eleições municipais.

  Heraldo Rocha, que é médico, acredita que o programa, que teve um custo de R$17 milhões lançado pelo governador Jaques Wagner e o secretário Jorge Solla está bem longe de atingir a meta pretendida, pois o governo estabeleceu um prazo de 120 a 180 dias para realização de todas as cirurgias pendentes. 

Informações são de que, dos 490 pacientes à espera de cirurgias bariátricas na Bahia (dados do Cedeba), somente 23 pessoas foram contempladas em dois meses de iniciado o mutirão. "Como explicar o fato de um projeto, caracterizado inicialmente de caráter emergencial, com investimentos públicos somando R$17 milhões, segundo dados oficiais, ter assistido, na área bariátrica, apenas 23 pessoas em dois meses?", questionou Rocha.
 
"Se a meta era zerar a fila de pacientes como foi anunciado, no ritmo que está matematicamente isso se torna impossível. Se o mutirão foi iniciado em 16 de setembro, completando agora dois meses, e o prazo máximo estabelecido para a realização de todas as cirurgias foi de 180 dias - ou seis meses -, qual a mágica que a Sesab irá empreender para 'zerar' - como foi alardeado no último período eleitoral - a fila de pacientes, a exemplo dos que aguardam cirurgia bariátrica? Ou seja: Como o secretário da Saúde e o governador do Estado darão conta das mais de 460 pessoas que ainda aguardam atendimento nessa especialidade?", avaliou o deputado