Política

ITANAGRA: CANDIDATOS ELEITOS NO ÚLTIMO PLEITO PODEM NÃO TOMAR POSSES

Vide
| 13/11/2008 às 11:06
As eleições passaram, mas as disputas nos tribunais prosseguem.
 
Em sentença proferida no último dia 10, o Juiz Eleitoral da 185º Zona de Mata de São João, Ademar Ferreira Souza, indeferiu os pedidos de registro dos candidatos a prefeito e a vice do DEM, respectivamente, Percidio Ribeiro dos Santos e Carivaldo da Silva Passos, que foram eleitos.

A anaulação foi requerida pelo candidato do PSB, Valdir Jesus de Souza, conhecido como Didi, que perdeu a eleição por apenas 45 votos.

A eleição em Itanagra, que integra a microregião de Catu, foi muito disputada e bastante tumultuada. O atual prefeito, Jurandir Mascarenhas Gomes, que não pode ser candidato, porque está no segundo mandato, lançou a ex-mulher Dânia Maria da Silva.

Essa, depois de ter feito toda a campanha, inclusive realizando uma caminhada na feira, no dia 3/10, dois dias antes da eleição, desistiu da candidatura e no dia 4/10, véspera do pleito, encaminhou por fax o comunicando da renúncia.

Entretanto, no dia 3/10, antes de formalizada a decisão, foi feita a inscrição com nome do atual vice, Percidio Ribeiro dos Santos, o que é ilegal, porque se no dia quatro ela ainda era candidata, não poderiam ter feito a inscrição do outro postulante.

A mudança foi comunicada pela Rádio Digital FM 96,3 de Alagoinhas, na véspera da eleição, informando que na urna eletrônica, iria aparecer a foto do Dânia, mas os votos iriam para Percidio. Diante desse tumulto e dos indícios de irregularidades, Didi requereu a anulação da candidatura obtendo sentença favorável.

Entretanto, essa história está longe de acabar, porque ainda cabe recurso. Porém, se a sentença for mantida o PSB ganha mais uma prefeitura.