Vide
O presidente do PT estadual e a presidente do PT municipal. Oposição firme a João (F/D)
Foto:
O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, confirmou que a direção partidária já conversou com o secretário Geraldo Simões, da Agricultura, e este já havia manifestado sua intenção de retornar à Câmara dos Deputados, em Brasília. Informes extra-oficiais dão conta de que o deputado Roberto Muniz, PP, assumirá a pasta da Agricultura, na nova aliança formatada pela base do governo na Assembléia Legislativa.
Jonas destacou que a saída de Simões não representa um desprestígio do secretário diante da perda das eleições em Itabuna, "até porque obteve bons resultados em vários municípios do Sul da Bahia". Além do que, "a possibilidade de movimentação na Agricultura" faz parte estratégia do governo visando o sustentabilidade na ALBA e as eleições de 2010, "a reeleição de Wagner e do substituto (ou substituta) do presidente Lula.
O presidente do PT também participou da reunião da Executiva Municipal, realizada hoje, em Salvador, e disse que o partido fará uma oposição "firme, ativa e dialogando com a cidade", contra a administração do prefeito João Henrique (PMDB). Para Jonas, "o eleitor nos colocou no campo oposto e nós vamos atuar nessa direção", sentenciou.
Essa também é a opinião do deputado federal Nelson Pelegrino, expressa nesta manhã de segunda-feira, 10, na Rádio Nova Salvador FM, quando destacou o fato da população ter colocado o PT na oposição. Pelegrino não admite que o então candidato a reeleição (João) tenha colocado o PT e seus membros como atores de "sabotagem e traição".
Segundo Pelegrino, "nós vamos atuar firmemente na fiscalização de projetos da Prefeitura fazendo oposição". Pelegrino destaca, também, que o PT não fará oposição à cidade.
PMDB NA ASSEMBLÉIA
O presidente do PT, também em entrevista na Nova Salvador FM, disse que não está preocupado com a aliança entre o PT e o PMDB na Assembléia, "uma vez que o PT faz parte do governo, tem importantes cargos e participa da coalizão".