Política

CONTINUA IMPASSE NA FORMATAÇÃO DAS COMISSÕES NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

A ALBA está parada
| 10/11/2008 às 19:01
Líder da minoria, Gildásio Penedo, diz que é preciso ter mais diálogo na prevalência (F/BJá)
Foto:
  Já foram publicadas no Diário Oficial do Legislativo as listas dos deputados que vão compor as novas comissões temáticas da Assembléia Legislativa da Bahia. Conta-se, a partir desta segunda-feira, 10, até seis dias para que sejam instaladas e eleitos os seus membros efetivos e suplentes.

  Na ALBA ninguém acredita que isso acontecerá até a próxima quinta-feira, 13, último dia de sessões na Casa. O líder da minoria, deputado Gildásio Penedo, DEM, disse ao BJá que se houver interesse da base aliada do governo isso poderá acontecer e destravar a pauta da Assembléia.

  A questão é que a Procuradoria Geral da ALBA interpôs uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão do acórdão do Tribunal de Justiça da Bahia, o qual, determinou as mudanças nas comissções. Se essa decisão for favorável a PJA, o presidente Marcelo Nilo (PSDB) vai anular o ato que faz cumprir a decisão do TJ/BA e volta tudo ao que era.

  Ou seja, fica valendo as atuais comissões, com seus presidentes e titulares. O líder do governo, Waldenor Pereira (PT), acha que esta é uma boa solução e admite, desde a semana passada, que a base aliada terá reforços do PP, PR e PRTB e até mesmo do PRP. Está tranquilo e confiante, mesmo que seja para modificar as comissões.

  DIALOGAR
 
  O líder da minoria, Gildásio Penedo, quer diálogo. Entende que toda essa situação foi criada devido a "arrogância e prepotência do governo" que não quis manter a proporcionalidade de participações da situação e oposição nas comissões.

  - É preciso dialogar observando-se a alternância, comenta Gildásio sem esconder que a oposição deseja ficar com as presidências de pelo menos duas comissões, de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, e negociar a da Saúde.