Vide
O presidente da ALBA já está em campo organizando apoios à reeleição (Foto/Div)
Foto:
O presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo (PSDB), já recebeu sinal verde do governador Jaques Wagner (PT) para 'trabalhar' sua candidatura à reeleição na Mesa Diretora da Casa.
Nesta quarta-feira, 29, houve uma reunião com a bancada do governo para tratar desse assunto. Há sinais de que Ondina se sensibiliza de forma mais direta para atender alguns deputados, entre eles, as representações do PP, PR, PTB, e casos isolados como de Jurandy Oliveira (PRTB).
O deputado Marcelo Nilo se organiza visando agregar apoios ao seu nome embora, a próxima eleição esteja se configurando com um viés e determinação muito forte, politicamente. Ainda assim, entende o deputado que é preciso fazer a sua parte.
OS ADVERSÁRIOS
Por enquanto estão postas, também, as candidaturas dos deputados Luciano Simões e Arthur Maia, pelo PMDB; e Edson Pimenta, do PCdoB.
Nos bastidores políticos da Casa, entendendo-se que todos estão na base do governo - incluindo Marcelo - nenhum nome pode ser desperezado, embora, pela ordem, os candidatos mais viáveis seriam: Marcelo, Pimenta, Arthur e Simões.
A rigor, ninguém acredita na candidatura de Luciano Simões, embora se reconheça que se trata de um bom articulador, experiente e capacitado.
CASO DAS COMISSÕES
Os líderes dos partidos têm até a próxima terça-feira, 4, para indicarem os novos nomes para a composição das comissões temáticas.
Também, hoje, a bancada do governo e aliados, se reuniu para tratar do tema.
O deputado Gildásio Penedo, líder da Oposição, diz que está esperando um aceno do líder do governo, Waldenor Pereira, para conversarem visando um entendimento e definir quais as comissões que caberão de parte à parte.
Penedo afirma que sem diálogo, nada feito."O que não pode é o governo querer levar tudo e não cumprir a proporcionalidade respeitando o direito da minoria", frisa.
Para Penedo, a base do governo tem o direito de escolher a primeira e mais importante comissão, a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça, a mãe de todas as comissões, e abrir espaços para que a oposição ocupe o que lhe é de direito, a partir dessa primeira escolha.