Política

PREFEITA ELEITA IBICOARA VAI USAR INTERNET PARA MOSTRAS TRANSPARÊNCIA

Tá bom
| 24/10/2008 às 19:00
 

Depois de participar do encontro promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), a prefeita eleita de Ibicoara, na Chapada Diamantina, Sandra Vidal (PCdoB), anunciou que vai implantar uma Ouvidoria e Controladoria Geral logo no início da sua gestão e com isso efetivar na prática a participação popular e a fiscalização de todos os atos do Executivo na gestão 2009/2012.

As cidades de São Sebastião do Passe, administrada pelo PCdoB, e Lauro de Freitas, pelo PT, são pioneiras na instalação desses dois órgãos.


Sandra Vidal considerou importante o evento realizado pelo TCM e UPB, no Fiesta Bahia Hotel, para informar aos prefeitos reeleitos e eleitos pela primeira vez, como uma gestão comprometida com as reais necessidades da população e a transparência dos gastos públicos - arrecadação e despesas - deve proceder no seu dia-a-dia, durante os quatro anos de administração.
 
Ela pretende, também, usar os recursos da internet e da inclusão digital para mostrar à população de Ibicoara e da Bahia tudo que for feito para o desenvolvimento econômico e social da cidade, tendo como foco prioritário a qualidade de vida de todos. 


ORÇAMENTO
PARTICIPATIVO

A prefeita eleita de Ibicoara destaca ainda como prioridades a implantação do orçamento participativo (OP), onde os cidadãos indicam o quê, onde e como a Prefeitura deve investir nas comunidades, os serviços essenciais de saúde, a sua expansão para a zona rural com eficiência e qualidade, educação, desenvolvimento sustentável do turismo e da economia regional, com ênfase na agricultura familiar. 


A União e o Estado transferem 81.72% do orçamento total dos municípios baianos e pelo menos 95% deles dependem dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2007, o orçamento total dos 417 municípios da Bahia foi de R$ 12,42 bilhões, dos quais apenas R$1,34 bilhão tem origem na receita tributária.