Vide
Oposição se articulou e supreendeu mais uma vez o governo na Assembléia (Foto/BJá)
Foto:
Os dois blocos da oposição surpreenderam o governo durante a audiência pública da Comissão de Orçamento, nesta terça-feira, 21, na Assembléia Legislativa do Estado, e aprovaram um requerimento para que uma comissão de deputados e a imprensa esportiva (que estava proibida de entrar no estádio) promovam uma inspeção às obras de Pituaçu, na próxima quinta-feira, às 15h.
Logo após a apresentação dos indicadores de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Estado, 2º Quadrimestre de 2008, pelo secretário estadual Carlos Martins, o líder do bloco independente, deputado Elmar Nascimento (PR), apresentou o requerimento ao presidente da Comissão, deputado Arthur Maia, solicitando uma inspeção nas obras diante da dispensa de licitação e dos gastos até agora realizados, previstos inicialmente para R$22 milhões e já estimados para sua conclusão em R$55 milhões.
O deputado Paulo Câmara, da base do governo, ainda tentou argumentar que a audiência pública em pauta tratava de um tema específico e, portanto, tão havia cabimento para acatar tal requerimento. O líder do governo, Waldenor Pereira, seguiu reforçando esse mesmo argumento, mas o presidente Arthur Maia deu prosseguimento aos apartes.
Depois de 40 minutos de discussões, com o secretário Martins paralisado e sem receber as perguntas sobre sua apresentação, o presidente da Comissão, deputado Arthur Maia (PMDB) decidiu que o requerimento deveria ser votado no plenário da comissão. O deputado Paulo Câmara, que faz parte da comissão, ainda tentou sair do plenarinho, mas, nada feito. O requerimento foi aprovado por 4 votos x 1 voto.
DISCUSSÕES SEGUIRAM
Apesar da aprovação do requerimento, as dicussões seguiram adiante com o presidente da Comissão de Justiça, deputado Zé Neto, dizendo que se tratava de um equívoco e falta de leitura da oposição, criticou Arthur Maia de estar atuando ao lado da oposição, e disse que vai recorrer via judicial.
Em aparte, tudo isso sob os olhares atônitos do secretário Martins, Paulo Azi disse que também iria recorrer e partiu para a ironia, afirmando que o faria à Comissão de Justiça da Casa que é presidida por Zé Neto.
Fim de papo: Arthur Maia disse que os argumentos posteriores à aprovação do requerimento não valeriam nada além de meros debates e marcou a visita ao Estádio de Pituaçu para quinta-feira próxima, às 15h.
Para o deputado Waldenor Pereira, líder do governo, não há o que temer. "Nosso governo é transparente e está tudo dentro da normalidade em Pituaçu", assegurou.