No intuito de evitar interpretações distorcidas da polêmica gerada em torno da realização dos debates da TV Itapoan e TV Aratu, a coordenação da campanha do PMDB esclarece que o que faltou, na verdade, foi um entendimento entre as duas emissoras, que queriam fazer um debate em horários que se chocavam. Quando ficou decidido o debate da TV Itapoan para as 20 horas, a TV Aratu optou por realizar o seu às 21h30. Na última sexta-feira, foi realizada uma reunião na TV Aratu, com a participação de representantes das duas coligações e da direção da emissora, ficando definido o horário das 21h30, o que foi registrado em ata assinada por todos os participantes da reunião. A reunião durou cerca de três horas e o maior impasse nem foi em torno do horário, mas quanto à participação de perguntas de jornalistas e de pessoas do povo, com o que o representante do PT não concordou sob nenhuma hipótese, apesar da concordância do PMDB. Surpreendentemente, após o encerramento da reunião e com a ata já assinada por todos, o diretor da TV Aratu, Nei Bandeira, entrou novamente em contato com a coordenação da campanha do PMDB para comunicar que havia antecipado o horário do debate para as 18 horas, com o que a assessoria de João Henrique não concordou, mesmo porque ele já havia marcado encontros importantes na sua agenda para este horário.
Como o PMDB foi pego de surpresa com o anúncio publicado nos jornais pela TV Aratu confirmando o debate para as 18 horas, à revelia da posição do PMDB, o partido entrou na Justiça Eleitoral solicitando a manutenção do horário acordado entre as partes, medida que foi deferida em caráter de urgência pelo juiz Almir Pereira de Jesus, da 5a Zona Eleitoral, e imediatamente comunicada à emissora, que optou por cancelar o debate.
O PMDB informa que ewstará encaminhando, por fax, cópia de todos os documentos assinados pela coligação Força do Brasil em Salvador com a TV Aratu (Atas das reuniões para discussão do debate nos dois turnos e convite para participação nas reuniões para discutir as regras) e a decisão do juiz eleitoral da 5ª Zona Eleitoral, Almir Pereira de Jesus, que garante a realização do debate às 21h30. |