Vide
A deputada Lidice da Mata (PSB/BA) participa amanhã (17), às 17h, de uma mesa redonda sobre o tema: - A interlocução entre mulheres e parlamentares - um caminho para a construção de direitos constitucionais¨, encerrado o I Colóquio Nacional Sobre as Mulheres e a Constituição: reflexões feministas sobre o legado jurídico-político do lobby do batom - 20 anos depois¨, que teve inicio hoje em Salvador.
O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher e está sendo realizado no Grande Hotel da Barra. Na elaboração da Constituição entre 1987 e 1988, a deputada era uma das 26 mulheres, entre os 533 homens que integraram a Assembléia Nacional Constituinte.
Em depoimento recente á jornalista Flaviana Serafim, publicado no site de Zedirceu, Lidice contou detalhes da atuação da chamada "bancada do batom" alvo de preconceitos num mundo político até então quase exclusivamente masculino.
Segundo Lidice, para elas, não havia sequer banheiro feminino: ¨A imprensa nos tratava como musas da Constituinte, a mais jovem, a mulher que tinha o adorno mais bonito, a que tirava o sapato. Era o foco nos sapatos das mulheres, na elegância, na idade, na mais bonita, enfim, foi com muita unidade e articulação política que nós conseguimos nos impor pelas idéias e pela participação.
Para a deputada a elaboração da Constituição foi um grande momento da luta das mulheres que provou, inclusive, que era necessário aumentar numericamente a participação no poder político para que resultasse em conquistas objetivas, em mudança na lei e conquista de direitos na sociedade.