Política

AZEVEDO DEFENDE UNIÃO DE FORÇAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ITABUNA

Vide
| 15/10/2008 às 12:25
Prefeito eleito de Itabuna em palestra no CDL conclama unidade aos empresários (F/div)
Foto:

        Uma grande união de forças em prol do desenvolvimento de Itabuna foi defendida pelo prefeito eleito José Nilton Azevedo Leal, o capitão Azevedo, do Democratas, durante um encontro com empresários no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, na noite de anteontem. O evento teve também o apoio da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom), a quem convocou para uma parceria em defesa dos interesses da cidade que funciona como pólo regional de comércio e serviços.

        
    Capitão Azevedo se declarou honrado em participar da reunião, lembrando que há um mês, ainda durante a campanha eleitoral, teria participado na mesma entidade de um outro encontro com empresários, quando apresentou a sua plataforma de campanha e o seu programa de governo: "Que ainda está aberto para propostas e sugestões da comunidade através da sociedade civil organizada".

 

        Ele também fez, com bom humor, uma análise das dificuldades enfrentadas no processo sucessório e criticas com relação ao elevado gasto de uma campanha majoritária, que em Itabuna teria um custo de R$ 2 milhões. No seu caso, a campanha foi financiada por voluntários, com criatividade e  uma permanente superação de dificuldades, enfrentando candidatos com muitos recursos e apoio explicito do governo federal e do próprio estado.

       
      MARATONA

       Comentou ainda, que para superar as limitações econômicas, iniciou uma verdadeira maratona percorrendo em caminhadas todos os bairros da cidade num exaustivo trabalho de corpo a corpo: "Enquanto isso, os meus adversários exibiam pesquisas eleitorais favoráveis. Nesse período, sofri pressões para renunciar, uma palavra que não existe no meu dicionário. A minha grande preocupação é com a dignidade e o respeito das pessoas".

       
   Com relação às estratégias de campanha, lembrou a criação do mote "ei, psiu, o capitão é Azevedo!", que usou para descolar a sua imagem do capitão Fábio, candidato do PMDB e também as ações para se desvincular do governo de Fernando Gomes, uma vez que como vice-prefeito, não tinha nenhum poder decisório. Destacou ainda, que a certeza da vitória se configurou em dois importantes eventos da campanha: Primeiro, numa grande carreata com 510 carros realizada no dia 7 de setembro e depois com a grande caminhada do dia 19, que teve como marca principal a adoção espontânea por parte da população. 
  
        DEBATE NA TV

        O prefeito eleito contou ainda, que a campanha se revelou como uma importante experiência humana e que no debate da Tv Cabrália, foi que sentiu a preocupação dos seus adversários com o crescimento do seu nome, passando então a ser objeto de criticas constantes. Também questionou a tática dos adversários, que a invés do debate de propostas se utilizavam de criticas rasteiras, com base em boatos ao invés de priorizarem a discussão de propostas.

       
     Além de defender uma união suprapartidária em defesa de Itabuna e em prol do bem comum, ele se comprometeu a reivindicar recursos para obras essenciais, como a do abastecimento de água, além da conclusão do teatro municipal e do centro de convenções, que são reivindicadas pela população: "Também gostaria de contar com o apoio dos parlamentares da região na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal. 

    PARCERIAS

        Ao considerar que a visita do prefeito eleito José Nilton Azevedo Leal teve um caráter informal e mostra o apreço da classe empresarial com relação à sua eleição recente, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Ubirajara Coelho defendeu uma ampliação da parceria entre os empresários e o governo municipal  visando fortalecer a geração de emprego e renda. Uma outra proposta é a de discutir as alternativas para o desenvolvimento de Itabuna, que funciona como um centro regional de comércio e serviços, com ênfase para a saúde e a educação.

     
   Ressaltou ainda, que historicamente, a Prefeitura Municipal de Itabuna sempre foi o maior parceiro do comércio e que o importante é a articulação de esforços preparando a cidade para o seu centenário, bem como ajudando na construção de uma cidade desejada por todos. 


        O presidente da CDL, Carlos Leahy, elogiou o diálogo franco do prefeito eleito: "Um homem humilde, de origem modesta e que está preocupado com o futuro de Itabuna". Também sugeriu a elaboração de projetos para a captação de recursos do governo do Estado e da união.


        Defendeu ainda que sejam dadas prioridades ao fortalecimento da economia local, com ênfase para a geração de emprego e renda: "Porque o nosso objetivo maior é Itabuna". Anunciou ainda os preparativos para a campanha natalina de Itabuna, que é promovido anualmente pela CDL em parceria com a Prefeitura.


        Já o presidente do Sindicom, José Adauto, parabenizou Azevedo e comparou a gestão de uma cidade como Itabuna, com a de uma empresa que enfrenta dificuldades que precisam ser superadas: "Mas cuja gestão terá o apoio do nosso sindicato". 

    FENÔMENO


   Ao classsificar a eleição de Azevedo como um fenômeno, o ex-presidente da ACI, Milton Veloso a considerou uma explosão do eleitorado itabunense que elegeu um homem simples para representá-lo no governo e realizar os seus anseios: "Os fenômenos acontecem e há a necessidade de uma união de esforços para que possa ser atingidas as metas desejadas e contribuirmos com o futuro de Itabuna," complementou.

   
     O ex-prefeito de Itabuna e ex-presidente da ACI, José Oduque Teixeira considerou que a cidade tem um orçamento de R$ 230 milhões e enfrenta muitos problemas que exigem solução: "A sua eleição gera uma série de expectativas e o desejo  de ver os seus problemas resolvidos." Elogiou também a festa do Dia da Criança, que reuniu milhares de pessoas no Jardim Beira-Rio, no último sábado, dia 11.


        Para o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Raimundo Nonato Cavalcante, a eleição de um oficial da PM para a prefeitura de Itabuna evidencia um momento muito bom para a cidade, que, naturalmente, tem muito por fazer e representa uma série de expectativas para a população e para o empresariado.


        O empresário Eduardo Carqueija considerou que este é um momento de União e
de esperança, pois Itabuna viveu quatro anos difíceis. Eduardo Fontes, que é médico e empresário do setor de hotelaria, destacou que além dos problemas de Itabuna como pólo regional, o prefeito eleito terá também de enfrentar a questão da duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna e a crise  do aeroporto Jorge Amado".