Programa de Internação Domiciliar, que beneficia pessoas portadoras de doenças crônico-degenerativas ou que sofram de incapacidade funcional, foi o tema desta terça-feira (14), do programa Conversa com o Governador.
Equipes formadas por 171 profissionais, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas acompanham o paciente em casa e garantem a continuidade do tratamento.
Nesta primeira etapa, o investimento é de R$ 1,3 milhão por mês para levar o serviço aos municípios de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Ilhéus e Jequié.
"Nós poderemos estar liberando 690 leitos para outras pessoas que precisam fazer operação no hospital e vamos ter essas pessoas se recuperando em casa, no leito da família", diz ao garantir também o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
No programa, Jaques Wagner também faz um balanço de outras ações realizadas na área da saúde, destacando as medidas previstas para a Região Metropolitana de Salvador, como a entrega de 13 Postos de Saúde da Família até o final do ano, a entrega reforma do Hospital João Batista Caribé na semana passada e a construção de um novo hospital na capital baiana com 248 leitos até 2010.
"Está tudo pronto, esperando as licenças para que, efetivamente, a gente possa começar [a obra]". O Hospital do Subúrbio tem investimento previsto de R$ 42 milhões.