Política

SESAB REVELA QUE PEDIDO DE LICENÇA PARA HOSPITAL SUBÚRBIO FOI EM 4/9

Vide
| 13/10/2008 às 18:13

A respeito de comentários veiculados na imprensa sobre o pedido de licenciamento ambiental para o início da obras de construção do Hospital do Subúrbio, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que:


         Foi protocolado junto à Superintendência de Meio Ambiente (SMA) do município de Salvador, no dia 04 de setembro deste ano, o processo de número PR 59.00 2008 595, solicitando o Licenciamento Ambiental da área para a construção do Hospital do Subúrbio.
 
   Em anexo ao ofício assinado pelo secretário em exercício na data, Amauri Teixeira, estavam os documentos solicitados como informa o site da superintedência, entre eles estão: o formulário da Superintendência de Meio Ambiente, devidamente preenchido, e os documentos solicitados no formulário para fins de licenciamento.

        
   O processo já está completando 40 dias, e continua parado na Superintendência de Meio Ambiente sem ter passado pela avaliação de nenhum técnico da área, o que denota, no mínimo, morosidade por parte do referido órgão. 

   Até a presente data, a Superintendência não enviou nenhum documento solicitando à Sesab qualquer informação ou documento adicional ou, ainda, notificando qualquer não conformidade, apesar de esta Secretaria buscar informações junto ao órgão competente praticamente em todos os dias úteis do corrente mês.

        
    A Sesab ressalta a importância da unidade para a saúde pública da Bahia, uma vez que se trata de um hospital de grande porte e alta complexidade, com capacidade de atendimento para quase um milhão de pessoas.
 
   A unidade vai resgatar uma dívida histórica com a sociedade baiana, principalmente com aqueles menos favorecidos, já que os governos anteriores não pensaram políticas voltadas para o atendimento de uma população tão importante para o Estado como o Subúrbio de Salvador e regiões próximas.

   A atual gestão do Governador Jaques Wagner tem priorizado a saúde, não só no discurso, mas, principalmente, na disponibilidade de recursos para a realização de projetos com o do Hospital do Subúrbio.


   ENTENDA O CASO

   O Hospital Geral do Subúrbio já foi anunciado há meses pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário Jorge Solla.

   Primeiro a dúvida era sobre o projeto, o qual, teria sido copiado do Hospital de Barreiras. Depois sobre o terreno. Mais recentemente, na campanha eleitoral, Pinheiro disse que o prefeito João Henrique estaria boicotando a construção do hospital porque não agilizava a licença ambiental. João respondeu dizendo que o problema era da SESAB.

   Aí está, portanto, a explicação da SESAB.