Política

PREFEITA DE MADRE DEUS RECEBE PRÊMIO BRASIL SORRIDENTE AO LADO DE LULA

Vide
| 09/10/2008 às 20:01
A prefeita Nita com o presidente Lula recebe prêmio Brasil Sorridente (Foto/Div)
Foto:
    Reeleita com 52,8% dos votos, a prefeita de Madre de Deus, Nita Oliveira (PMDB), foi ontem (8) a Brasília receber o Prêmio Brasil Sorridente, concedido pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Federais e Regionais de Odontologia.

   Foram premiados 17 municípios brasileiros que se destacaram na qualidade dos serviços odontológicos oferecidos à população e na formulação de políticas públicas para a saúde bucal. Os certificados foram entregues pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

        
   A prefeita aproveitou o momento de vitória eleitoral e reconhecimento nacional da qualidade do seu trabalho para encerrar qualquer tipo de mal estar com o Partido dos Tralhadores no estado. Ela, que disputou as eleições com Carmen Gandarela (PT), afirmou que se mantém na base aliada do governo e que vai buscar parcerias para seu segundo mandato.

   "O momento de disputa ficou para trás. Política é assim mesmo. Agora é hora de trabalhar e acredito que posso contar com o apoio do governador", afirmou a prefeita.

   
    MELHOR PARA 
    A BAHIA

     Antes mesmo do encerramento do pleito, Nita enviou ao governador Jaques Wagner seu plano de governo para que este pudesse tomar conhecimento dos seus objetivos para esta nova gestão. "Sei que ambos queremos o melhor para a Bahia e seu povo, e por isso estaremos juntos. Sou filiada ao PMDB e trabalho para a continuidade da aliança", disse a prefeita.

        
     Para sua segunda gestão Nita tem como principais metas a geração de empregos e a atração de novas empresas para o município e, para isso, pretende uma maior aproximação com a Petrobras e as cidades próximas, como Candeias e São Francisco do Conde.

    "Espero contar com a ajuda tanto do presidente da empresa, José Sérgio Gabrieli, quanto do gerente regional de comunicação, Rosemberg Pinto, que podem ser fundamentais para a empresa ser parceira do município, especialmente na questão ambiental.".

         Apesar de disputar as eleições contra uma petista, a prefeita teve o apoio de parcela do PT local e afirmou que não possui nenhuma ressalva ao partido. "Pelo contrário, não por acaso, os partidos progressistas estão na minha coligação, como o PC do B, PDT, PPS, PSB e PV, e conto com o apoio dos seus secretários estaduais e ministros", completou.

   
      De acordo com Nita Oliveira, o PT em Madre de Deus é que se descaracterizou. Ela disse ainda que se os verdadeiros petistas quiserem recuperar a sua trajetória de lutas e apoiar um governo popular e participativo, alinhado com seus ideiais de investimentos no social, ela está aberta ao diálogo. "Faço política preferencialmente em alto nível, com respeito. Conversando a gente se entende".


        Ciente da necessidade de unir as forças políticas de Madre em torno do projeto de governo vencedor das eleições, Nita ainda evoluiu na articulação: "Tenho somente uma única condição: sento com o PT de verdade, e não os neo-petistas que se apropriaram da legenda em setembro do ano passado e que foram derrotados nas urnas".

        
      A prefeita prosseguiu dizendo que não reconheçe "estas pessoas sem identidade com os ideiais do PT, como membros do partido, mas como oportunistas políticos.Tenho muito respeito pela história sindical do PT em Madre, e lideranças locais ligadas aos petroleiros como Chico de Enaide, Miguel Couro Seco, Rosálio e Daltro que serão sempre bem recebidas, assim como outras lideranças e os vereadores eleitos pelo partido. Eles sabem que pensamos parecido."

  
    APOIO DE GEDDEL
     
    Nita Oliveira também contou com forte apoio do ministro Geddel Vieira Lima que durante este ano já visitou duas vezes o município. Ela afirmou que o apoio do governo federal foi fundamental para a realização do seu plano de governo. "As obras do PAC estão em fase de conclusão e foram muito importantes, por isso, agradeço ao Ministro Geddel, líder maior do meu partido e embaixador de Madre em Brasília, pela sua atenção ao nosso povo.", pontuou.

        
   Ainda falando sobre políticas e parcerias ela destacou a importância das alianças para que o trabalho de um governo tenha continuidade. "Sou do PMDB e a ele devo fidelidade. Passadas as eleições temos o compromisso de administrar bem, e devemos ser de um só partido, o partido do povo, pois nossa gente tem pressa", afirmou.

         
  Qualidade

 

         Madre de Deus foi o único município baiano a conquistar o prêmio Brasil Sorridente 2007. A cidade apresentou o melhor desempenho na área de saúde bucal, no estado da Bahia, ao longo do ano passado. A prefeita foi a Brasília acompanhada da secretária municipal de Saúde, Jácea Almeida.

  
       De acordo com a secretária, o município garante desde atenção básica, com cobertura em 100% das equipes de Saúde da Família, até todo o elenco básico de atendimento incluindo atendimento domiciliar e escolar um serviço diferenciado e especializado de média e alta complexidade.


         "Os pacientes contam também com  cirurgias orais, serviços de prótese, endodontia, periodontia, tratamento a pacientes especiais a nível ambulatorial, domiciliar e hospitalar", afirmou Jácea Almeida.


         Outro destaque é que em Madre de Deus já é utilizado na rede municipal o procedimento atraumático conhecido como Papa-Cárie, que substitui o uso do popular motorzinho na remoção das cáries e é indicado no tratamento de crianaçs e pacientes portadores de necessidades especiais. O prêmio foi conquistado através da análise dos serviçso oferecidos em 2007.  Este ano, a cidade conta com uma ferramenta a mais e pode obter ainda mais destaque no cenário nacional.


          Foi inaugurado, em agosto, o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo). Construído com recursos da prefeitura, que também contratou os profissionais e comprou os equipamentos, o centro reúne todos os serviços odontológicos. Após a inauguração do Ceo o município realizou um convênio com o governo federal que vai fornecer recursos para auxiliar na manutenção do serviço.