Política

PRESIDENTE DO PT NA BAHIA DIZ QUE FICOU SATISFEITO COM RESULTADOS

Vide
| 07/10/2008 às 08:08
PT baiano elege maior número de prefeitos, nacionalmente O PT da Bahia conquistou mais prefeituras do que os estados do nordeste governados pelo partido e de grandes redutos petistas nacionais.

O presidente da Executiva Estadual, Jonas Paulo, faz esta avaliação comparando os resultados das eleições em estados que disputaram as eleições 2008. A análise tem em foco grandes redutos petistas como São Paulo e Rio Grande do Sul que elegeram 61 e 60, respectivamente. Outro avaliado, com o dobro de municípios do que Estado da Bahia, mas que manteve o número conquistado em eleições anteriores, é Minas Gerais com 108 prefeituras.

A Bahia triplicou as administrações municipais elegendo, até então, 67 prefeitos, compara Jonas Paulo. Com esse resultado no primeiro turno das eleições de 2008, Jonas Paulo se mostra otimista e que se diz feliz por estar pilotando esta experiência. "Desbancamos numericamente estados considerados redutos e o PT da Bahia conquista mais prefeituras do que a soma dos estados do nordeste brasileiro", festeja o presidente do Executivo Estadual.
 
DESTAQUES

Jonas Paulo destaca vitórias em importantes pólos regionais como os municípios de Itapetinga, onde o PT elegeu José Carlos Moura, Santa Maria da Vitória com Pe. Amário, e Irecê, com eleição de Zé das Virgens. São Francisco do Conde, considerado município emblemático e detentor de maior renda per-capita do estado, terá agora a petista Rilza Valentim à frente da prefeitura, analisa.

Resultado mais positivo, ainda, com a reeleição dos prefeitos de Camaçari, Luiz Caetano, e Moema Gramacho, em Lauro de Freitas, além de manter as administrações petistas com as vitórias de Paulo Machado, em Senhor do Bonfim, e Guilherme Menezes, em Vitória da Conquista. Contabilizando municípios onde o PT compõe a chapa majoritária com vice-prefeitos, a conquista aumenta para 110 prefeituras na Bahia.

"Diferente de ser legenda, o PT é um partido com enraizamento político, social e eleitoral", afirma Jonas Paulo. Motivo este que mantém uma militância "aguerrida e sempre forte na luta pela concretização do programa que sempre norteou o Partido dos Trabalhadores", argumenta. Salvador configura entre capitais, nas eleições 2008, onde o PT disputa segundo turno como Porto Alegre e São Paulo, grandes redutos eleitorais do PT, com militância nas ruas pela eleição do deputado federal, Walter Pinheiro, que disputa com o atual prefeito João Henrique (PMDB), avalia o presidente.