Gandu é uma das dezenas de cidades sul-baianas onde uma mulher foi eleita para governar pelos próximos quatro anos. Com 55,94% dos votos válidos, Dra. Irismá (PCdoB) diz que a sua eleição foi a "grande vitória da democracia" e da quebra de quase 42 anos de continuísmo na política local.
"Não é vaidade nem uma conquista pessoal, mas a nossa eleição será um instrumento de Deus para promover a justiça social e a transparência em Gandu", diz a prefeita eleita.
Esta foi a terceira vez que a médica ginecologista tentou a prefeitura do município sul-baiano. Com 51 anos e casada com o agricultor Osvaldo de Andrade, Dra. Irismá diz que a população local teve quase 42 anos ininterruptos de "direitos negados" pelos governos que se sucederam, tanto com o atual prefeito quanto com o seu candidato nestas eleições.
Ela promete um governo de transparência, participativo e como foco no social. Como médica, Dra. Irismá elegeu a saúde como uma das suas principais prioridades de governo. A meta é ampliar o número de unidades do Programa Saúde da Família (PSF), de três para dez. "Vamos investir muito na medicina preventiva", assegura.
A prefeita eleita também prometeu acabar com os esquemas que privilegiam os velhos grupos do grupo do atual prefeito. Uma das ações será o cancelamento de concessões na coleta de lixo e do hospital. "Gandu vai ser governada para melhorar a vida das pessoas, não de grupos". Segundo ela, o que havia no município era uma "visão egoísta e a falta de democracia".
As parcerias com os governos do presidente Lula e de Jaques Wagner também foram citadas por Dra. Irismá como imprescindíveis para a sua vitória neste domingo. De acordo com prefeita do PCdoB, a união de forças nos níveis municipal, estadual e federal tornará possível realizar as obras e ações sociais que "por muitos anos foram negadas, principalmente a quem mais precisa".
A eleição em Gandu terminou com Dra. Irismá com 7.869 votos, superando Fernando Guedes, que obteve 6.012 votos. Ricardo da Gal ficou em terceiro (187 votos). "Essa vitória mostra que o povo conseguiu se libertar dos velhos esquemas e, agora, vamos trabalhar para que a nossa cidade tenha serviços públicos de qualidade". Além da qualidade nos serviços públicos, a gestão, segundo a prefeita eleita, estará comprometida com a geração de emprego e renda.