Política

ALELUIA DIZ QUE NOTA DO GOVERNO SOBRE TOYOTA HUMILHA A BAHIA

Vide as declarações do deputado
| 16/07/2008 às 12:05
O vice-presidente Nacional do Democratas, deputado José Carlos Aleluia, criticou a nota do governo Jaques Wagner, uma tentativa, segundo ele, de justificar a desastrada operação que levou à Toyota instalar uma fábrica no Interior de São Paulo, Sorocaba, e não na Bahia.
 
"Claro que a Bahia teria que respeitar a decisão empresarial da Toyota. Mas, faltou ao atual governo da Bahia competência e autoridade para atrair a montadora. Algo recorrente na atual conjuntura. O fato de o governador ser partidário do presidente Lula não o autoriza a comprometer o futuro do nosso Estado. A política federal do governo do PT é desastrada para o Nordeste. Lula investe no centor-sul do país em detrimento de nossa região e ainda é aplaudido pela subserviência dos parceiros", criticou Aleluia.

Para o líder democrata, a reforma tributária ora em tramitação no Congresso Nacional é danosa ao Nordeste. A industrialização do Nordeste, o desenvolvimento da região, estão cada vez mais distante. Ao festejar a instalação da Toyota em Sorocaba, Lula apenas reafirma o seu desprezo pelo Nordeste", disse Aleluia.
 
Uma prova de como o sistema tributário brasileiro é perverso, segundo Aleluia, é o fato de a montadora chinesa Effa Motors decidir instalar uma fábrica em Manaus para aprodução de utilitários. A Unidade custará 50 milhões de dólares e começa a operar em 2009. Um dos modelos cotados para a planta amazonense é a van ULC, que faz grande sucesso entre vendedores de cachorro-quente. "Pelo pequeno volume de investimentos, nota-se que se trata apenas de uma maquiagem para produtos importados. Uma tentativa de enganar o Brasil e, notadamente, o Norte do país. Os empregos serão todos gerados na China", lamentou Aleluia.

O deputado baiano declarou ainda que a nota do governo Jaques Wagner é igualzinha a uma hipotética nota do Bahia, tentando explicar à sua torcida o rebaixamento para a sugunda e terceira divisões. "O governo da Bahia, como a diretoria do Bahia, humilham os baianos. Estão subestimando a inteligência dos baianos, que ao longo dos anos mantiveram o Estado e o Esporte Clube Bahia altivos e ganhadores. Não podemos aceitar um Estado perdedor e um Bahia vencido", finalizou Aleluia.