São as apimentadas do início da semana
Jornalista Sérgio Mattos autografa no IGHB, Memória da Imprensa, que organizou (Foto/BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. Quem vê o ministro Geddel Vieira Lima falando com toda convicção da "autorização", dada pelo Presidente Lula, para que fosse colocada a sua imagem no comitê do PMDB, deve se lembrar do pleito municipal de Itapetinga, no ano de 2000. Naquela época,como líder do PMDB e integrante da tropa de choque de apoio ao Governo FHC, conseguiu uma gravação do Presidente em apoio ao candidato do seu partido, o então deputado Michel Hage, que ficou guardada para ser veiculada na última semana da campanha eleitoral contra o prefeito do PFL, candidato à reeleição.
2. ACM, ainda investido no cargo de Presidente do Senado Federal, caiu em campo para descobrir porque FHC saiu dos seus cuidados e meteu-se em apadrinhar um único candidato no interior baiano. Acionou o Chefe da Casa Civil, Pedro Parente, que conferiu junto a quem de direito e trouxe uma resposta negativa, a não ser que a gravação tenha sido feita em outro contexto e ocasião.
3. Não vem ao caso, mas o resultado do pleito foi de derrota do PMDB. Moral da historia: não custa nada checar com Lula, para esclarecer os fatos.
4. Hoje, a edição do Correio da Bahia traz um artigo assinado, na condição de diretor da Odebrecht S/A, por José de Freitas Mascarenhas, ex-presidente da FIEBA, ocupando todo o espaço da coluna política "Informe da Bahia", abordando o perfil administrativo e político de ACM, seu relacionamento com ele e o papel importante desempenhado pelo mesmo na implantação do Pólo Petroquímico.
5. Como o autor ocupou, também, o cargo de Secretário de Minas e Energia no 1º governo ACM e no subseqüente de Roberto Santos, tendo coordenado pessoalmente a implantação do referido centro industrial, este depoimento tem cheiro de desagravo aos fatos ocorridos tanto no auditório da FIEBA, por ocasião do lançamento dos novos incentivos à petroquímica, como na Associação Comercial, quando se comemorou 30 anos de Pólo.
6. Nestas ocasiões foram omitidas, de propósito, as passagens de ACM relativas ao Pólo, sempre pulando de Luiz Viana Filho para Roberto Santos. O reparo das propaladas omissões vem a calhar, pois no próximo dia 20, domingo, completa um ano da morte do polêmico líder político ACM e a história tem que ser recontada, por quem a viveu de perto, para se fazer justiça aos que tem ônus ou bônus nos fatos.
7. Trecho do artigo: "O fato é que ele (ACM) se empenhou com coragem e determinação incomuns para a aprovação da instalação do Pólo. Os inimigos eram muito poderosos e influenciaram os vários ministros originários do Sul/Sudeste do país. Argumentavam tudo, inclusive quanto à falta de infra-estrutura e pessoal qualificado na Bahia. ...Certamente os novos tempos não encejarão mais o surgimento de líderes como ele no Estado. Mas a história recente da bahia não poderá ser contada sem conhecer a sua destacada participação.
8. Pra completar, Mascarenhas deu uma entrevista a MK na Metrópole ressaltando exatamente o papel de ACM na história da Bahia e seu desenvolvimento, relembrando esses fatos, dando números e mostrando o real valor do político. MK até sugeriu que ele editasse um livro sobre essas acontecimentos para que não queiram atropelá-lo injustamente, como tem ocorrido em alguns segmentos nos últimos tempos.
9.
Considerado o maior evento gastronômico de Minas Gerais, e um dos maiores do Brasil, o "Comida Di Buteco" chega a Salvador pela primeira vez. O evento vai movimentar a capital baiana durante 31 dias, começando a partir do dia 05 de setembro. Vai eleger o melhor tira-gosto da cidade.
10. A Bahia poderá seguir o exemplo de Santa catarina e Rio de Janeiro e beneficiar as instituições de ensino público com as máquinas caça-níquéis apreendidas que podem ser reprogramadas para objetivos educacionais nas redes públicas de Ensino Básico. Proposta neste sentido foi apresentada pelo deputado estadual Gilberto Brito (PR) na Assembléia Legislativa.
11. O que mais intriga nas noticias sobre as decisões do ministro Gilmar Mendes, Presidente do STF, libertando o banqueiro Daniel Dantas é que ninguém argüiu o seu impedimento para atuar no processo. Nem a divulgação devida do currículo conseguido quase todo no âmbito do sistema dominante que promoveu a privatização das teles (Governos Collor, Itamar e FHC), inclusive exercendo o cargo de chefe da Advogacia Geral da União, parte ouvida no então processo de desestatização.
12. Para refrescar a memória, basta lembrar os cargos de confiança exercidos pelo Senhor Ministro no âmbito do Poder Executivo Federal, bem próximos aos Presidentes de então: Advogado-Geral da União (2000 a 2002) - apagar das luzes da era FHC, no qual se credenciou para ser indicado ao STF; Subchefe da Casa Civil para Assuntos Jurídicos (1996 a 2000) - 1º e 2º Governos de FHC quando foram processadas as privatizações das teles; assessor Técnico do Ministério da Justiça (1995 a 1996) - 1º Governo FHC, sendo Ministro Nelson Jobim, que iria para o STF; Consultor Jurídico da Secretaria- Geral da Presidência (1991 a 1992) - Governo Collor; adjunto da Subsecretaria-Geral da Presidência da República (1990 a 1991) - Governo Collor.
13. Outra questão interessante é o debate sobre o direito para ricos x o direito para os pobres. Imaginei, com minha santa ignorância jurídica, que as escolas de direito do país ensinavam o direito para todos, único. Daí que, até a OAB já disse que existem centenas de escolas de "direito"no Brasil sem condições de funcionar, cabe uma reforma geral nos conceitos.
14. Recentemente, o espírita José Medrado, disse numa emissora de rádio que foi fazer uma palestra em Londres e quando comentou para a platéia que no Brasil havia duas modalides de direito e de justiça, o pessoal ficou de queixo caído.
15. A regularização dos terreiros de candomblé deveria ser votada ainda este ano, na Câmara de Vereadores de Salvador. Mas, pouca gente acredita diante da corrida às urnas. A Câmara não se reúne desde São João.
16. O problema de Franz Krajcberg é o acervo, Ninguém quer ficar com o mandu. Nem o Estado.
17. O mundo realmente está mudando. A compra da Budweiser pela Anbeb é um sinal disso. Uma hora dessas o Point do Acarajé chega aos Estados Unidos.
18. O governo Imbassahy deu uma "demão" enorme ao Vitória com o fim do lixão de Canabrava e a implantação da Avenida Artêmio Valente. Até o bairro mudou para Nossa Senhora da Vitória por indicação do vereador Agenor Gordilho, com simpatia do secretário de governo, Gildásio Xavier, ambos rubro-negros rojos como dizem os espanhóis.
19. Agora, o governo Wagner promete dar uma segunda "demão". Resta, no entanto, até por uma questão de generosidade convidar a diretoria do Bahia para as próximas reuniões. Como se faz festa desta forma, com os talheres alheios. Nem Luiz XV.
20. No casamento de Ana Coelho do clã Coelho (Nilo, Roberto, etc), diretora da TV Aratu, integrantes do clã Magalhães, senador ACM Jr e família, circularam a vontade. Os poderosos se dão bem. Isso vem desde a época do Império.
21. O ex-governador Paulo Souto sentou à pua no governo Wagner, sem dó nem piedade. Disse que os projetos de mineração demoram 10 ou mais anos para serem gestados e não adiante fazer a festa com o chapéu alheio.
22. Se ACM fosse vivo a foto de ACM Neto entre Márcio Marinho e Raimundo Varela não existiria no comitê do candidato. Tinha que ter o "velho" e fim de conversa, mesmo se o marketing dissesse que não.
23. Tititi no meio político dando conta de que A Tarde estararia registrando uma pesquisa Vox Populi, sobre as eleições de Salvador, para sair no domingo.
24. A Via Midia está se regularizando junto ao TRE para registrar as pesquisas do seu instituto o E-Leva.
25. O IAF não perdeu tempo e registrou no seu site que o "Trem da Alegria" que estava nos trilhos do Senado, com empregos sem concurso a R$10 mil cada, saiu dos trilhos. Quer que a Sefaz proceda da mesma forma e não mande para a Assembléia, em Agosto, projeto de lei unificando as carreiras de auditores fiscais e agentes de tributos.
26. Para tanto, o IAF exige concurso público, como manda a Constituição de 1988. Mas, há setores da Sefaz que desejam colocar o "trem" na linha.
27. No meio político foi considerada tímida demais a nota oficial do governo do Estado sobre a perda da Toyota.
28. No próximo dia 18, sexta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Salvador, acontecerá a sessão especial "Nova Lei da Gratuidade: Sinal Fechado para a Inclusão", que debaterá os impactos da lei 7201/07 na vida das pessoas com deficiência. O evento começa às 8h:30min, uma realização em parceria da Comissão dos Direitos do Cidadão da Câmara Municipal, da vereadora Aladilce Souza e da Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador (COCAS).
29. Velhos companheiros do jornalismo foram ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia para o lançamento do livro "Memória da Imprensa Contemporânea da Bahia", organizado por Sérgio Mattos.
30. O candidato João Henrique cumpre, nesta quarta-feira, 16, agenda administrativa e particular. Às 20 horas, estará na igreja Adventista do 7º Dia localizada no bairro de Castelo Branco, quando receberá homagem dos moradores locais em agradecimento às melhorias patrocinadas no bairro. A igreja fica ao lado do Centro Social Urbano de Castelo Branco.
31. O candidato a prefeito de Salvador pela Coligação Salvador-Bahia-Brasil, deputado federal Walter Pinheiro, embarca cedo para Brasília amanhã, dia 16, onde cumpre agenda como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e participa das atividades da Câmara dos Deputados.
32. O candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, às 14h - Reunião com a equipe responsável pelos projetos de Educação do Programa de Governo, coordenado pelo candidato a vice prefeito, Miguel Kertzman; 17 h - Encontro com representantes de associações de classe.