Política

LEI SECA AGRAVOU CRISE PELÔ E ATÉ RESTAURANTES POPULARES VAZIOS

São as domingueiras para iniciar a semana
| 13/07/2008 às 20:28
Restaurantes da Rua Laranjeiras, domingo, 13, sem clientes com Pelourinho sem animação (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. O Pelourinho está com baixa freqüência de turistas nesta temporada de férias escolares na Europa e nos Estados Unidos. São poucos os grupos de jovens ou mesmo de turistas estrangeiros no centro histórico. E, neste domingo (13) de tempo instável, com ventos, foi um fiasco total. Restaurantes vazios, ausência de animação, mendigos à mancheia, menores em situação de risco interpelando as pessoas, uma decadência à vista.

  2. O comerciante Clarindo Silva, da Cantina da Lua, se mantém otimista. Diz que a situação vai melhorar pois já chegou a um ponto que não dá mais para decair. Destaca que se o governo do Estado e a Prefeitura não se unirem aos comerciantes e ao trade turístico, com eficiência e rapidez, vai ser um problema. O restaurante de Celina, neste domingo, só tinha dois clientes. Os garçons arrumavam as cadeiras e só.

  3. Na transversal de Firmino do Bacalhau, já fechado, garçons se postavam na rua com cardápios nas mãos chamando alguém que passa para ir aos estabelecimentos. Vários ambulantes se estabeleceram no Pelourinho vendendo cigarros e outros produtos, como bancas menores, colocadas ao lado da antiga Faculdade de Medicina da Bahia e outros locais.

  4. Tá dando pena o Pelô. É impossível sentar num restaurante a céu aberto sem ser importunado ou por um pedindo, uma menor em situação de risco ou um vendedor de alguma coisa. Os turistas se sentem molestados. Mas, ninguém faz nada que impeça esse assédio que se inicia com as baianas "árvore de Natal" nas escadarias da Igreja da Misericórdia.

  5. Com os crescentes índices de violência sendo assunto da semana, prisões de grandes do colarinho branco e até um início de crise institucional do Juridiário, o cardeal Dom Geraldo Majella, em sua oração dominical em A Tarde comentou sobre o apóstolo São Paulo.

  6. É por essas e outras que a Igreja Católica está perdendo fiéis. Acorda pra vida dom Geraldo!

  7. Na Insinuante tem TV que custava 899 reais sendo vendida por 699 reais. Como o comércio, tradicionalmente, marca 100%, esta TV custa na fábrica R$349. Daí que, se for vendida até por R$500, ainda é um senhor lucro.

  8. A Lei Seca e a chuva estão quebrando os barraqueiros de praia que ainda restaram em Salvador. Os outros, a Prefeitura já havia quebrado com o "favelão" de Piatã.

  9. O vereador Gilberto José foi pioneiro, nesta eleição, em colocar o santinho na imprensa como matéria paga. Como diz dra. Lorca, isso "pode".

  10. A questão de só ter negros nas vices dos candidatos a prefeito não se trata de birra dos partidos ou de outra análise que se faça. É falta de votos mesmo. O PTB de Edvaldo Brito, na última eleição, com um candidato branco (Benito Gama) teve menos de 1% dos votos válidos na capital. Esse é o número de Edvaldo.

  11. As pré-pesquisas eleitorais apontavam que Olívia Santana também só tinha 1% dos votos. Daí que, a questão étnica passou a ser irrelevante. 

  12. A Embasa está empurrando com a barriga os editais de lançamento do concurso público. Como diria um mestre da política: esse pessoal quando está distante do poder pratica uma coisa; mas, quando chega ao poder, faz outra.

  13. Se o Vitória aceitar a proposta do governador Wagner de ceder o Barradão ao Bahia votamos ao casamento política+futebol. Na Bahia, já tivemos alguns representantes desta casta: Paulo Maracajá, Paulo Carneiro, Fernando Scmidt, Osório Vilas Boas, Pirinho, Zé Rocha, entre outros.

  14. O Correio da Bahia ficou mais criativo aos domingos. A matéria sobre a nova família baiana foi uma bela sacada. 

  14. Já a revista Muito, com João Gilberto, também agradou mas o tema João Gilberto é tão antigo quanto Ramsés II.

  15. Nada contra as mulheres. Mas os piores governadores avaliados no país são exatamente a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT); e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusis. 

  16. Quem circulou com a família no Pelô, neste domingo, foi Da Luz, o ex-candidato a prefeito de Salvador "iluminado". Da Luz tá gordinho. Tá bem.

  17. Desde a última ditadura militar no Brasil não se ouvia falar tanto em "Estado Democrático de Direito". Com essa discussão sobre o caso Daniel Dantas as opiniões dos juristas são contraditórias, porém, baseadas nesse refrão.

  18. Quem acha que Daniel Dantas é pouco poderoso, o moço tem 600 mil hectares de terras no sul do Pará. Para se ter uma idéia do que isso representa, aqui na Bahia, quando o sujeito tem 2 mil a 3 mil hectares de terras e mil bois se diz rico.

  19. A Confederação Nacional da Indústria está refazendo as contas para baixo e diz que o crescimento do PIB nacional será de 4% e não mais de 5%, em 2008.

  20. A entrevista que a ex-apresentadora da Globo, Fantástico, Glória Maria, deu a Mônica Bérgamo, de A Folha, tem uma ponta de ressentimento com Patrícia Poeta.

  21. Em Chamas da Vida, nova novela da Record, a emissora adotou o padrão infalível da teledramaturgia unindo um bombeiro (Pedro) podre a uma mocinha rica (Carolina), salva num incêndio. Pode não conquistar o Brasil, mas, leva uns pontinhos do Ibope a mais para perturbar o sono da Globo.

  22. A Lei Seca está reduzindo o atendimento de emergência nos hospitais públicos. Segundo um deputado da oposição, só assim Jorge Solla será salvo.