Política

PINHEIRO DIZ QUE PROJETO METRÔ ESTÁ ERRADO POIS NÃO ATENDE POPULAÇÃO

Aconteceu hoje
| 11/07/2008 às 15:01

   Todos os prefeituráveis foram convidados, mas apenas o deputado federal Walter Pinheiro (PT) compareceu à audiência pública, realizada no Centro Cultural da Câmara Municipal, que debateu nesta sexta-feira, 11, a situação do transporte urbano em Salvador.

    O petista criticou o atual projeto do metrô e apresentou algumas alternativas para viabilizar a melhoria no fluxo de veículos nas principais vias soteropolitanas.

    
    Entre as propostas apresentadas pelo candidato para desafogar o trânsito da cidade, se destacaram a criação de transporte vertical para área da Rótula do Abacaxi, a interligação do metrô de Salvador com trem do subúrbio e o retorno do trem metropolitano que ligava Salvador à Alagoinhas, extinto desde 1982.

    
    Sobre o metrô, Pinheiro foi incisivo na crítica ao atual projeto. ´´ Esse projeto, que no total custará cerca de R$ 1 bilhão, está completamente errado porque não vai atender à grande parte da população e ainda terá um alto custo. A inauguração dos 6 km prometida até o fim do ano não vai resolver o problema de trânsito de Salvador.´´, afirmou.      

  
     Para o vereador presidente da Comissão de Transportes e idealizador do evento, Jorge Jambeiro (PSDB), a situação do transporte urbano em Salvador é preocupante. ´´Chegou ao limite do tolerável. Precisamos de uma solução urgente porque o metrô com 6 km terá uma tarifa aproximada de R$ 15, um valor exorbitante para a grande maioria da população soteropolitana´, declarou o tucano.


       A audiência ainda contou com a presença da arquiteta Cristina Aragon que apresentou uma palestra sobre a situação do transporte urbano em todo o mundo, apresentando alternativas cabíveis na capital baiana. (Marivaldo Filho, repórter)