Aconteceu nesta sexta-feira, 11
O candidato Walter Pinheiro apresentou seus pontos de vista no encontro do MP (Foto/Dvi)
Foto:
As soluções para o desenvolvimento social e econômico de Salvador passam pela reafirmação dos interesses da população negra, que é a referência principal de sua identidade.
A tese foi defendida hoje (dia 11) à tarde pelo candidato a prefeito Walter Pinheiro, da coligação "Salvador - Bahia - Brasil" (PT-PSB-PC do B - PV), durante evento organizado pelo Ministério Público Estadual sobre a "Relevância da Questão Étnico-Racial para a Gestão Pública", do qual participaram todos os candidatos a prefeito de Salvador e o historiador Hélio Santos, que fez uma palestra sobre "A diversidade étnico-racial como fator de sustentabilidade".
Ao concordar com Hélio Santos sobre a riqueza da diversidade sócio-cultural de Salvador, Pinheiro acrescentou que a população negra da cidade vive em meio a grandes adversidades. "A história de Salvador é a de uma cidade construída com uma brutal indiferença do poder público em relação à sua população negra", lembrou. A falta de oportunidades de educação e crescimento econômico para a maioria da população é uma das marcas distintivas da cidade.
O candidato petista lembrou que 53% da população de Salvador é constituída por mulheres, a maioria negras, e que 45% dessas mulheres são chefes de família, às quais são reservados empregos com salários, muitas vezes, abaixo do mínimo. "É preciso oferecer oportunidades de formação e crescimento iguais para ricos e pobres, desde os primeiros anos de vida das pessoas", afirmou.