O candidato a prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), lamentou a omissão e falta de prestígio político do secretário de Agricultura da Bahia, diante da demissão do diretor geral da Ceplac, Gustavo Moura, uma indicação do próprio Geraldo Simões, e que agora cala-se diante do ocorrido:
" O secretário deveria se posicionar em defesa dos interesses de Itabuna no momento em que o governo federal substitui um dirigente oriundo da cacauicultura baiana por um técnico de outro Estado, sem o necessário entrosamento com a região, que praticamente sustenta a produção do cacau brasileiro".
Azevedo considera que "o comportamento omisso do secretário de Agricultura da Bahia revela, no mínimo, o seu desprestígio político, porque temos muitos nomes baianos competentes, que poderiam ser indicados para assumir um trabalho em favor da cacauicultura da região".
Azevedo lembra que além de deter 80% da produção nacional de cacau, a Bahia bancou a construção do que é hoje a Ceplac. "O correto seria o Estado indicar o novo diretor da Ceplac".