Política

PINHEIRO E ACM NETO JÁ PICHARAM MUROS E CARROS DE SOM JÁ CIRCULAM

Miudinhas picantes
| 06/07/2008 às 23:01
Propaganda eleitoral de ACM Neto, em muro próximo de acesso à Avenida Garibaldi (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Coemçou a campanha. Os carros de som já estão nas ruas de Salvador e as pichações dos muros, pelo menos de ACM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT) já são vistas em vários pontos da cidade. Pinheiro adotou a pichação com dupla casadinha, com Pinheiro + Lídice e Pinheiro + Lídice + PT + Wagner/Lula. ACM Neto está adotando uma pichação com arte.

  2. A rigor, a propaganda só deveria ter começado após o registro definitivo das candidaturas vencido o prazo das impugnações. Mas, tanto nos eventos de ACM Neto, quanto de João Henrique foram vistos camisas e nomes de candidatos com números e slogans em cartazetes de mão.Todo cuidado é pouco com a legislação eleitoral. Os carros de som e outros apetrechos só podem depois do acesso ao CNPJ das candidaturas o que ainda não aconteceu.

  3. Todos os candidatos a prefeito da capital optaram por fazer corpo-a-corpo em bairros populares. O prefeito João Henrique foi a Periperi, onde realizou obras de melhorias na Praça da Revolução e ruas adjacentes. Antonio Imbassahy foi a Baixa Fria, uma localidade da Boca do Rio, onde também realizou obras de saneamento quando foi prefeito. ACM Neto foi a igreja do Bonfim para manter a tradição carlistas e a Fazenda Grande do Retiro. E Walter Pinheiro, dizendo-se suburbano, também foi a área do Subúrbio Ferroviário.

  4. Ninguém deu pelotas para a classe média. O discurso, por ora, tem sido o mesmo. Trabalhar pelos mais pobres. Faz sentido porque a maioria da população é pobre, se situa entre as classes C, D e E. Outra tática utilizada por todos os candidatos foi cumprimentar o eleitorado, o chamado corpo-a-corpo. A agenda do candidato do PSOL não foi divulgada à imprensa.

  5. Esse Pará dirigido pela governadora Ana Júlia Carepa (PT) é um horror. O caso das mais de 30 crianças mortas na Santa Casa dá uma dimensão de subdesenvolvimento do pais, numa situação inconcebível nos dias atuais.

  6. Mais 7 pessoas chacinadas na RMS: 5 jovens no Golfo Pérsico, uma favela da cidade; e mais duas no Bar do Carobinha, em São Francisco do Conde. Ser brahmeiro nesse bar nem com a presença de Zeca Pagodinho.

  7. O candidato do PSDB a prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy, começou a mil a campanha. Depois de passar o dia na rua e ir a um casamento, no início da noite, ainda estava agendado para comparecer ao aniversário de um deputado do PR.

  8. O apresentador e comentarista da Rede Globo, o polêmico Galvão, deveria ser o chefe da equipe da Ferrari. Como o camarada dar pitacos.

  9. O efeito Marta Suplicy (PT), em São Paulo, pode se espalhar pelo Brasil. A candidata emplacou 38% na pesquisa DataFolha.

  10. Nesta segunda-feira, 7, o deputado Tarcízio Pimenta (DEM), deve cair "doente" por cinco dias para Pedro Alcântara assumir o seu lugar.

  11. Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, diz que chegou a hora de dar o troco aos usineiros do Nordeste. Os usineiros estão rindo dele.

  12. Meninos e meninas estão fazendo sexo mais cedo na Bahia e no Brasil. Pesquisa Nacional de Demografia do Ministério da Saúde realizada em 2006 aponta que a brincadeira começa aos 15 anos de idade, para 32% deles. E o que é pior: de cada 1000 nascem 73. Na Dinamarca a brincadeira também começa cedo, mas, de cada 1000 nascem apenas 5. No Japão, nascem apenas 4.

  13. O negócio é igual a bebida: tem que fazer com moderação. No Brasil, faz-se sem moderação e sem qualquer cuidado com a gravidez precoce.

  14. Os juristas declaram em nome da supremacia do direito de não produzir prova contra sí, no caso da utilização dos bafômetros. Mas, nenhum deles ainda se pronunciou favorável a que se cumpra uma lei que salva vidas.

  15. Falar nisso, no Brasil, o Judiciário recebe mais de 2.4 milhões de ações por ano. Pra agilizar o Judiciário haja reforma. E elas estão tão devagar que a tendência é o acúmulo de processos nas prateleiras, apesar do esforço enorme dos juízes.

  16. A triangulação da gráfica da Igreja Universal, site de Crivella e PRB já está na Justiça. O DEM considera ilegal e entrou na Justiça.

  17. ACM Neto foi o mais realista dos candidatos. Especialistas em marketing político e campanha eleitoral estimam que, no barato, uma campanha para prefeito de Salvador gira em torno de R$6 a R$8 milhões. ACM Neto declarou no TRE uma estimativa de R$8 milhões. Os outros, a exceção de Hilton, do PSOL, algo em torno de R$4 milhões cada um deles.

  18. Em São Paulo, a campanha está polarizada entre o PT (Marta Suplicy) e o PSDB (Geraldo Alckmin). Em Salvador, a tendência de polarização é entre o PT (Walter Pinheiro) e DEM (ACM Neto).

  19. Na pesquisa do DataFolha, Fernando Gabeira (PV) aparece em 4º lugar na pesquisa para prefeito do Rio. Daí que, uma coisa é ser deputado e ter visibilidade na midia como defensor de causas importantes para o país. E, outro coisa é falar para o povão.

  20. O presidente Lula vai a Ásia (reunião do G8) esta semana. Depois vai a Colômbia, dia 18, onde as relações do Brasil com este país são frias, quase geladas, diante da postura da diplomacia brasileira simpática às FARCS.

  21. O candidato Democrata nos Estados Unidos, Barack Obama, deu uma guinada à direita. Quer conquistar o eleitorado conservador daquele país. Quem espera um Obama voltado para os pobres e oprimidos vai se decepcionar.