Segundo o Departamento de Imprensa da Prefeitura de Lauro de Freitas, as obras de reforma do Estádio Municipal Gerino de Souza Filho, no Centro, entram em ritmo acelerado. O muro que ameaçava ceder foi reconstruído, os vestiários, tribuna de imprensa, salas de administração e arquibancadas estão sendo reformados e ampliados. O gramado receberá obras de drenagem e um moderno sistema de iluminação.
Construído na década de 80, esta é a segunda reforma do estádio em 27 anos. Serão utilizados recursos no valor de R$1 milhão e 50 mil do Ministério dos Esportes.
De acordo com a prefeita Moema Gramacho, o estádio não foi entregue ainda por falta de documentação do terreno onde foi construído. "A área não possui escritura, assim como muitos espaços públicos no município, e a lei não nos permite investir recursos numa área sem documentação que comprove ser pública", explica a prefeita atribuindo o fato ao descaso de seus antecessores com a regularização fundiária dos imóveis públicos.
Para Paulo Roberto Mendes, secretário de Infra-Estrutura de Lauro de Freitas, as obras entram agora numa fase mais acelerada depois de resolvidas todas as pendências de documentação na Caixa Econômica Federal.
"Todas as pendências com a CEF e as questões de natureza técnica e ajustes de projeto já foram resolvidas", diz o secretário.
No início deste ano a Prefeitura entregou, completamente reformado, o Estádio de Itinga, o que permitiu a realização de jogos do Campeonato Baiano de Futebol Feminino e, agora, a Copa 2 de Julho sub17, cuja primeira fase termina domingo. Outros oito campos de futebol de bairros foram iluminados com refletores de vapor de alumínio.