Política

ENTRA ANO E SAI ANO E O SÃO JOÃO NA BR-324 SE TORNA UM MARTÍRIO

Pesar pelo falecimento de dona Ruth Cardoso
| 25/06/2008 às 19:46
Motoristas usam a pista do acostamento, param os carros, abrem as portas e lancham (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Entra ano e sai ano e todo período de São João a BR-324, ligação Salvador-Feira de Santana, o principal acesso à capital baiana se torna palco de situações lamentáveis e que revelam o despreparo da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No último feriadão que, praticamente se encerrou hoje, repetiu-se os mesmos problemas de sempre, engarrafamentos enormes, nenhuma estratégia da PRF, motoristas bebendo, ultrapassagens pela direita, desespero e mortes.

  2. E o que é mais lamentável à vista das famílias que dirigem com responsabilidade e se portam educadamente: campeou a impunidade. Não houve barreiras, a terceira pista à direita reservada à PRF, às ambulâncias, aos casos de emergências e outros foi ocupada de ponta-a-ponta, e nada aconteceu. No acidente desta quarta-feira, nas proximidades do entroncamento de Santo Amaro a PRF revelou-se de um despreparo impressionante. Teve que trafegar na contra-mão, literalmente, e demorou horas-e-horas para resolver um problema que poderia ser equacionado em minutos.

  3. Centenas de pessoas perderam horário de trabalho, outras não chegaram a tempo de pegar vôos para outros estados, consultas e compromissos agendados em Salvador foram cancelados, ambulâncias com pacientes em estado de risco ficaram horas no engarrafamento, e tudo ficou por isso mesmo. Pode esperar que, em 2009, vai acontecer a mesma coisa.

  4. O núcleo forte que construiu o atuante Sindiquimica, que enfrentou os empresários do COPEC de forma aguerrida e fez de Jaques Wagner o seu representante político no Congresso Nacional, chegando depois a ministro e governador, está passando por um momento, sensão crítico, de reestruturação, depois de atuar bastante na última campanha eleitoral e na formação da equipe governamental.
 
  5. Rosemberg Pinto, tido como braço financeiro da campanha Wagner, estria se mudando para o Rio de Janeiro a fim de assumir um cargo de caráter nacional, segundo versões extra-oficiais, em aceitação a convite feito por José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras.

  6. Rui Costa, secretário de Relações Institucionais, ainda detém muito poder, mas, encontre-se sob fogo cruzado da mídia, amargando uma espécie de inferno astral, pela incapacidade de conseguir concretizar uma jogada positiva para o Governo, principalmente depois do malogro nas conversas com PR e PP. Rui, no entanto, somou pontos na eleição Jonas Paulo e na concretização da candidatura Walter Pinheiro à prefeito de Salvador. 

  7. O secretário da Fazenda, Carlos Martins, terceira perna importante do núcleo tem se mostrado tímido, no plano político, limitando-se a deixar a máquina fazendária funcionar e contabilizar os ganhos de arrecadação para os cofres estaduais. Nesse último aspecto tem se mostrado bastante eficiente;

  8. O governo Wagner nem chegou na metade do seu período e já tem uma lista interminável de ocupantes de cargos de confiança em postura política para os mais variados fins:


  9. Geraldo Simões, secretário da Agricultura está em campanha aberta para conquistar espaços em todas as regiões do Estado, principalmente no Oeste, deixando de ser um nome da região cacaueira, de olho na vaga de Senador, pelo PT, em 2010.

  
  10. Rui Costa, secretário de Relações Institucionais 
promove movimentos para garantir apoios a deputado federal, causando ciúmes naturais nos próceres do PT, pelo heterodoxismo eleitoral que usa, indo de A a Z nas conversas. Foi bem votado na última eleição e tem chances de emplacar em 2010.


  11. Domingos Leonelli, secretário de Turismo
sonha em voltar ao Congresso Nacional, seja com os votos de Lidice da Mata, se esta for candidata ao Senado, ou com os amealhados a partir das ações da SETUR. Tem feito um trabablho interessante do ponto de vista turístico e sua jogada do São João foi boa também no plano político.


   12. Walmir Assunção, secretário do Combate a Pobreza
quer ser deputado federal ou até senador, através da força sempre crescente do MST, que se alastrou por todo o Estado, não respeitando nenhum "status quo", seja situacionista ou oposição.


  13. Ildes Ferreira, secretário da Ciência e Tecnologia
trabalha com os olhos voltados para a eleição de Colbert Martins em Feira, pensando em herdar os votos de federal ou ser eleito para a ALBA, como representante da região do sisal, onde o irmão possui uma "máquina" de fazer votos  votos, que é a APAEBA, e a representação popular junto ao Estado quase não existe.   


  14. Edmon Lucas, secretário de Desenvolvimento Regional
liberado por Wagner para trabalhar a candidatura a estadual, movimenta-se pouco se comparado aos colegas de secretariado.


   15. Afonso Florence, da Indústria e Comércio
 - em atento "stand by", aguarda o desenrolar da vida de Walter Pinheiro, seu patrocinador, em busca da PMS ou, como compensação, a candidatura ao senado, para apresentar-se como sucessor na Câmara Federal.


   16. Júlio Rocha
- considera-se o representante dos ambientalistas no Governo, usando o atual INGÁ (ex- SRH) para enfrentamento do capitalismo privado, como bandeira de luta para chegar a ALBA e representar os verdes mesmo sendo vermelho.


   17. Abelardo Oliveira
- sonha em ocupar o lugar do falecido deputado Paulo Jackson, do qual foi sempre seguidor nas lutas do revindicalismo trabalhista no SINDAE, embora esteja sendo vidraça como presidente da EMBASA, posição inversa da vivida pelo seu mentor. 


  18. Maria del Carmem, presidente da Conder
 - quer saltar para federal ou estadual, dependendo do projeto do seu protetor Nelson Pelegrino, que almeja a vaga de senador na chapa petista de 2010.


   19. Carlos Sodré
- atua, usando o gabinete da Secretaria da Agricultura, como ponta de lança de gestões político-eleitorais para Geraldo Simões, ambicionando um lugar na ALBA na esteira do projeto do protetor.


   20. Nelson Simões 
- como assessor direto de Wagner está em permanente contacto com os prefeitos e lideranças municipais, abrindo todas as portas do Governo para os mesmos. Disciplinado, aguarda sinal verde do Chefe para botar o bloco na rua em busca de mandato de deputado estadual. 

   21. Por enquanto, só o candidato do DEM a prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentou propostas para governar a cidade. No próximo sábado teremos mais duas convenções, do PSDB, com Antonio Imbassahy; e do PT, com Walter Pinheiro. A cidade está ansiosa para ouvir as propostas de ambos.

  22. De 77 obras consideradas com irregularidades graves no TCU, 38 são relacionadas ao DNIT (estradas). Isso significa dizer que os empreiteiros continuam dando as cartas neste país.

  23. A propaganda virtual do prefeito João Henrique (PMDB) está posta em dezenas de placas de outdoors de Salvador. Do metrô a guarda municipal. Mas, é como se diz no ditado popular: - Na terra de cego quem tem olho é rei.

  24. O Bahia perdeu de 4x1 para o Juventude, Tão dizendo que o problema foi do frio, Em sendo assim, os jogadores do tricolor deveriam ter jogado usando casacos de lã.

  25. O pai do jornalista Moisés Bisesti, da Band Bahia, Édson Rodrigues de Queiroz, 70 anos, vai fazer uma cirurgia do coração e está precisando de sangue "O" positivo. Quem puder ajudar é só ir ao Hispital Santa Isabel com esses dados.

  26. Os líderes da oposição na Câmara de Salvador, Paulo Magalhães Júnior (DEM) e Olívia Santana (PCdoB), se reúnem nesta quinta-feira (26) com o líder do governo, Sandoval Guimarães (PMDB), para discutir a votação do Reda da saúde municipal, que está obstruindo a pauta na Casa. A tentativa de acordo passa pela negociação de emendas das três bancadas.

  27. "Esse governo tem demonstrado um apetite voraz no uso da máquina pública para o projeto de reeleição do prefeito. Permitir a contratação de pessoal às vésperas das eleições, mesmo para tentar tirar a saúde do caos em que se encontra, é muito perigoso, porque o Reda pode ser usado para fins eleitoreiros", disse Paulo Magalhães Júnior.
 
  28.  O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso (PTC), apresentou ao Legislativo municipal uma moção de pesar pelo falecimento da ex-primeira dama do Brasil, dona Ruth Cardoso. Valdenor destacou a grande contribuição de dona Ruth nas diversas áreas onde atuou, notadamente na educação e nos estudos sociais. 

  29. Depoimento do prefeito João Henrique: - Lamentamos com profundo pesar o falecimento da ex-primeira dama, dona Ruth Cardoso, uma mulher que sempre conduziu suas ações tendo como foco central, acima de tudo, a cidadania, a justiça social e o bem comum a toda a sociedade. Uma figura humana das mais respeitáveis, uma mulher que participou intensamente, ao longo de toda a sua vida como acadêmica e também política, juntamente com seu marido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de alguns dos momentos mais importantes e emblemáticos da história contemporânea do País. Dona Ruth deixa um exemplo a ser seguido por todas as mulheres do Brasil.
 
  30. O Vice-presidente nacional do Democratas, o deputado José Carlos Aleluia está em São Paulo para o velório da professora Ruth Cardoso. Durante os oito anos do governo FHC, Aleluia aproximou-se do casal. O parlamentar baiano foi muito requisitado por FHC para relatar as propostas que levaram à modernização do país, como a abertura dos portos, das questões ambientais e privatizações. "A professora Ruth Cardoso deixa um legado de competência e seriedade. É um exemplo para as novas gerações, assustadas com o clima de cinismo e corrupção que assola o Brasil nesse momento", diz Aleluia.