Política

NOVA AVALIAÇÃO DO GOVERNO WAGNER SAI NO DATAFOLHA EM 30 DE JUNHO

Veja
| 22/06/2008 às 18:00
Luiza Brunet desfila com modelito para o verão 2009 (Foto/Div)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

1. O estudo do Vox Populi divulgado pelo ex-blog de César Maia dando 28% de aprovação ao governo Jaques Wagner, em maio último, mostra que entre os indicadores do DataFolha do final do ano e este não houve mudança substancial na avaliação do desempenho do governo da Bahia. Wagner continua na faixa dos governadores que têm avaliação abaixo da média e precisa melhorar sua gestão, especialmente nas áreas de maior visibilidade à população - saúde, educação e infra-estrutura.

2. É certo que, somente agora, passados 1/3 do governo, a máquina estatal foi ajustada no modelo do PT, intitulado de Republicano, e certamente a partir de 2009 com a liberação de percentuais mais generosos do Orçamento diante da nova "fornada" de prefeitos que será eleita em outubro próximo, o governo melhore seus indicadores e o governador ocupe uma posição de destaque entre os cinco mais importantes do país.

3. Por ora, além dessas três áreas citadas que ainda estão se organizando (a infra-estrutura avançou mais do que as outras duas) há o problema da Segurança Pública que vem apresentando números crescentes e assustadores de violência, ainda sem uma solução à vista. Talvez esteja aqui o calcanhar de Aquiles do Governo, até diante da falta de um projeto que sinalize uma perspectiva de melhoria.

4. A Folha de São Paulo deverá publicar no final deste mês uma nova rodada de avaliação dos governadores, como faz tradicionalmente. Primeiro o DataFolha revela os números do presidente, depois dos governadores e, em seguida, dos prefeitos.

5. Está havendo muita polêmica em torno da difusão das campanhas on-line via sites, orkut, blogs, comunidades virtuais, malas diretas eletrônicas e outros. Muita coisa poderá ser feita a partir do dia 6 de julho, conforme prevê a legislação eleitoral, inclusive o uso de sites. A rigor, o Brasil precisa discutir essa matéria no Congresso e nos Tribunais de Justiça, pois, o sistema web é uma coisa que veio para ficar, contemporâneo e fundamental à sociedade.

6. É só lembrar o que acontecia nas campanhas antes de 1960 quando não havia TV no Brasil e o uso de sistemas planfetários, serviços de alto-falantes e de emissoras de rádio predominaram. A partir da TV tudo mudou. Inicialmente com a censura imposta pela Lei Falcão, mas, a partir de 1986 com total liberdade no marketing político. Na campanha de 1962, Waldir x Lomanto, as pesquisas eram divulgadas linearmente pela Rádio Excelsior. O ouvinte ia ligando e o locutor anunciando Waldir 15 votos, Lomanto 16 votos.

7. A internet é a ferramenta mais espetacular que surgiu no século XX e os países mais avançados estão a mil com o uso da internet nas campanhas. Agora mesmo, na campanha eleitoral dos Estados Unidos a rede web tem sido fundamental para a campanha do democrata Barack Obama. O Brasil, portanto, não pode ficar de fora desse processo e uso da tecnologia para levar o conhecimento aos eleitores.

8. No tempo de ACM se dizia quando acontecia uma intervenção num diretório municipal como visto agora em Cachoeira, com o PMDB, que era uma atitude "autoritária". Agora passou a ser chamada de "didática".

9. O irmão do deputado Maurício Trindade (PR) é o braço direito do presidente da Câmara de Vereadores, Valdenor Cardoso, na área financeira. Daí que não existem divergências entre ambos e sim convergências.

10. Duas faixas bastante criativas surgiram nos céus do Brasil, ultimamente. "Fica Dunga" apresentada pelos argentinos no Mineirão no jogo Brasil x Argentina, 0x0; e "Gay, ao completar 18 anos aliste-se as Forças Armadas" do GG do Rio.

11. Obviamente não se pode menosprezar o trabalho da Setur e Bahiatursa em apoio aos festejos juninos em várias localidades do interior, e seu esforço em vender a festa na Argentina. Mas, é bom lembrar que o São João está estabelecido há anos, para não se fazer a festa do marketing político com o chapéu alheio.

12. A FIEB lançou uma concorrência internacional para adquirir componentes SMT das áreas de macroeletrônia e eletrônica para seu Cimatec/Senai.

13. A Aprosaúde, cooperativa dos profissionais com atuação na área de saúde, vai fazer sua primeira assembléia extraordinária, dia 15/7. Vem aí, pois, mais uma cooperativa de saúde. O setor tá vivo e dinâmico.

14. O calvário de Cristo acontece na Semana Santa. O calvário dos moradores de Salvador nos postos de Saúe da Prefeitura dá-se durante todo o ano.

15. O Correio da Bahia sabe onde as cobras dormem. Fez um cadernito especial do São João de São Francisco do Conde.

16. Está sendo disputado a "tapas" o convite do show de Maria Bethânia com a OSBA, no TCA, pela passagem dos 30 anos do Pólo Petroquímico. O pessoal que tem "dendê no sangue tá na fila". O "rasta" do Pelô vai.

17. Essa história de verba de representação para gabinetes de deputados é do tempo da onça.

18. A Prefeitura de Lauro de Freitas abriu o cofre de vez. Que belezura o anúncio de duas páginas em A Tarde. O deputado Roberto Muniz, da oposição, está anotando tudo num caderninho.

19. Ainda bem que alguma autoridade do governo reconhece que há uma guerra civil na RMS. Essa autoridade foi o diretor geral do HGE, André Luciano Andrade.

20. A prefeita Tânia Lomes, de Serrinha, deveria convidar o ex-prefeito Ferreirinha para conhecer o São João que está promovendo na cidade.

21. Do jornalista Giorlando Lima: Creio haver um engano nas notinhas publicadas sobre a eleição em Angola. Este ano, lá, ocorrem as eleições legislativas, não a presidencial. E não há equipe da Link Bahia lá. Há uma Link sim, a Link-Angola, que é de Sérgio Guerra, ex-Link Bahia, que estaria associada à Propeg no projeto eleição, as duas, portanto, do mesmo lado.