Política

PROPEG E LINK ORGANIZAM MARKETING POLÍTICO NAS ELEIÇÕES DE ANGOLA

Feliz São João
| 21/06/2008 às 18:40
A força da Turquia na Eurocopa está impressionando o mundo do futebol (Foto/AP)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. O que era de se esperar aconteceu. Mostruoso engarrafamento na BR-324 (Salvador/Feira) na véspera de São João sob os olhares complacentes da Polícia Rodoviária Federal. Centenas de motoristas trafegando pela pista do acostamento, gente bebendo nos carros, ultrapassagens perigosas tentando voltar do acostamento para as pistas centrais e pouquíssima ou quase nenhuma orientação dos policiais. Havia uma patrulha da altura de Cova do Defunto, em Candeias, e nada mais.

  2. O comando político de Angola está também passando pelas mãos dos publicitários baianos, a exemplo do que ocorreu com o cargo de Presidente do Brasil, nos últimos 16 anos, que teve como "bruxos" do marketing eleitoral Nizan Guanaes (era FHC), Duda Mendonça (1º mandato de Lula) e João Santana (2º mandato de Lula). Medem competência agora, tendo como pano de fundo as eleições presidenciais, a Propeg com a campanha de reeleição do atual Presidente José Eduardo Santos e a Link Bag  comandando a turma da Oposição.

   3. Dezenas de profissionais do marketing político estão se mudando para Angola, país que tem experimentado um crescimento do PIB em torno de 20% ano ano. A grana por lá está correndo à mancheia. Mais recentemente, uma nova leva de jornalistas e publicitários está se deslocando para a África visando organizar a área de comunicação da Copa de 2010. Entre eles, o jornalista Nestor Mendes Júnior.

   4. Muito tem se falado das mudanças de paradigmas e outras posturas na política baiana, mas, a realidade é que na hora do vamos ver, prevalece a tradicional política adotada desde os tempos dos governadores Severino Vieira (severinismo), J.J. Seabra (seabrismo), Luiz Viana Filho (vianismo) e mais recentemente ACM (carlismo). Ou seja, o governador mostra a "força da caneta" do "diálogo" e resolve-se a parada.

   5. Aconteceram, pois, dois desses episódios no governo atual quando a deputada Lídice da Mata (PSB) foi chamada a palácio para desistir de sua candidatura a prefeita e apoiar o candidado do PT e do governador Jaques Wagner, Walter Pinheiro (PT), à prefeito de Salvador, e com a vereadora Olívia Santana (PCdoB) e a cúpula do seu partido para fazer o mesmo. 

   6. Ambas aceitaram as ponderações do governador e, embora se tente justificar essa postura "new" republicana, trata-se, obviamente dos mesmos métodos praticados por ex-governadoes da República Velha (1890/1930) e da Nova República (1984/2008). Tudo como dantes no quartel de Abrantes, apenas saindo o PFL e entrando o PT como força hegemônica. Nada demais.

   7. Natural em política que asssim seja o exercício do poder. Daí que o PT iguala-se aos demais, embora pratique um discurso que não combina com a realidade. O que aconteceu foi um "beija mão" à moda dom João VI, como esperado no meio político, sem quaisquer surpresas. 

   8. O governador está no dilema de ir ou não à Convenção do PSDB. Como esta eleição à prefeito de Salvador tem todas as características de 2º turno, o dilema shakespereano de "ser ou não ser" deve ficar de lado. Em segundo turno só existem espaços para dois candidatos e aí precisa sempre de ajuda dos colocados em 3º e 4º lugares. Até mesmo do 5º e 6º lugares.

   9. O deputado Walter Pinheiro e sua candidata a vice-prefeita Lídice da Mata estiveram visitando as obras do complexo viário 2 de Julho nas cercanias do aeroporto de Salvador. Taí um lugar bom de voto! Ô Sêo Pinheiro vai gastar a sola do sapato em outro sitio meu camarada.

  10. Faltando menos de 15 dias para que se incie a campanha eleitoral com o fim da propaganda das Prefeituras, no rádio, TV, outdoor, etc, o prefeito João Henrique (PMDB) abriu o cofre de vez. É uma propaganda em cima da outra na TV, no rádio e agora em outdoor com a Guarda Municipal, a qual, embora virtual já está na tela. É como diz  sua musiquinha "é pra lá de bom". Tem até uma foto "real" do metrô.

  11. O mercado publicitário estima que a Prefeitura deve em torno (sem contar as midias recentes) de 5 a 6 milhões só nas emissoras de TV. Na Bahia, algo em torno de 3 milhões; Itapoan 1 milhão; Band 700 mil; Aratu 900 mil. Números aproximados.

  12. A Prefeita Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas, também abriu o cofre. Página inteira a cores em A Tarde e tome TV. São João à mancheia e outras coisitas más. A partir de 6 de julho as Prefeitura estarão proibidas de anunciar até o final das eleições. Em cidades que não tem 2º turno, até 5 de outubro; e Salvador e Feira de Santana só no final de novembro.

   13. Quem tiver seus débitos que cobre antes. Quando o prefeito perde é um horror para receber os atrasados. 

   14. Ninguém entende a Justiça. O prefeito de Ubaitaba, Asclepíades de Almeida, foi condenado pelo pleno do TJ da Bahia por uma série de questões de improbidade administrativa, afastado do cargo, preso, etc. E já está de volta ao cargo. 

   15. Parabéns a galera que organiza a mídia nas agências de publicade. Hoje (sábado) é o dia do mídia.

   16. O Partido Popular Socialista (PPS-23) e a Fundação Astrojildo Pereira vão realizar um jantar de adesão em homenagem ao jornalista e dirigente histórico do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Armênio Guedes no próximo dia 1º de julho, no Hotel da Bahia. A homenagem contará com a presença do presidente nacional do PPS, Senador Roberto Freire, e do presidente da Fundação Astrojildo Pereira, o vereador na cidade do Rio de Janeiro Stepan Nercessian.

   17. Segundo o ex-blog de Cesar Maia a Vox Populi avaliou os governadores entre 16 e 25 de maio: POSITIVO: Aécio 66%, Requião 54%, Campos 51%, Serra 50%, Cid Gomes 45%, Cabral 33%, J. Wagner 28%, Ana Julia 23%, Yeda 23%.

    18. A Rússia detonou a Holanda na Eurocopa. Senhores candidatos tem zebra solta na área.