Política

VOTO DO BISPO MARINHO TIRA BANDEIRA DE ACM NETO SOBRE "XÔ CPMF"

Sexta-feira, 13, Dia de Santo Antônio
| 12/06/2008 às 18:49
Mulher Malancia autografa Playboy no Rio de Janeiro e causa sensação (Foto/Div)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Pegou muito mal para a candidatura do deputado federal ACM Neto (DEM) a prefeito de Salvador o voto dado pelo deputado bispo Márcio Marinho (PR), candidato a vice-prefeito em sua chapa. a favor da Contribuição Social para a Saúde (CCS), o novo imposto que substituirá a CPMF (antigo imposto do cheque). O Democratas havia fechado questão e até levou cartazes para o plenário da Casa com os dizeres "Xô CPMF", slogan idealizado pelo deputado Paulo Borhaunsen, e, de repente, a chapa de Neto ficou 50% "Xô CPPM"; 50% "pela CCS".

  2. Como a eleição ainda é em outubro e o eleitor costuma ter memória fraca esse episódio pode até cair no esquecimento, desde que, Neto aposente a bandeira que vinha sustentando contra o novo imposto para a saúde. Esta bandeira perdeu-a, completamente, pois, se voltar a empunhá-la seus adversários vão avivar a contradição típica do voto camarão (vota-se na cabeça, mas na base não).

  3. O voto de Marinho levantou dúvidas, também, quanto ao comportamento deste deputado do PR junto ao DEM e a Neto, na medida em que, se o vice~não fala a mesma linguagem do titular vai ficar difícil para o eleitorado entender esse tipo de comportamento. Há um ditado popular que diz o seguinte: - Casado é pra dormir juntos. Obviamente que, em política, não se deve levar o dizer ao pé-da-letra, mas as ideias, os projetos, programas de governo, têm que ter a mesma sintonia.

  4. Se Neto vota contra o imposto; e Marinho a favor do imposto esse casamento não vai dar certo adiante. Neto vai para a largada da campanha sem essa preciosa bandeira, pois, o tema CCS vai perdurar ainda alguns dias em pauta até que a matéria seja apreciada pelo Senado. Portanto, uma pedra no sapato de Neto que vai incomodá-lo até o final da campanha.

  5. Agora veja os deputados que votaram a favor do imposto: Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Guilherme Menezes (PT), João Leão (PP), Joseph Bandeira (PT), Jusmari Oliveira (PR), Lídice da Mata (PSB), Luis Bassuma (PP), Márcio Marinho (PR), Marcos Medrado (PDT), Mário Negromonte (PP), Maurício Trindade (PR), Nelson Pelegrino (PT), Raimundo Veloso (PMDB), Roberto Brito (PDT), Sérgio Brito (PDT), Sérgio Carneiro (PT), Walter Pinheiro (PT), Zezéu Ribeiro (PT).

  6. Votaram contra o imposto: ACM Neto (DEM), Cláudio Cajado (DEM), Edgar Mão Branca (PV), Fábio Souto (DEM), Félix Mendonça (DEM), Fernando de Fabinho (DEM), João Almeida (PSDB), Jorge Khoury (DEM), José Carlos Aleluia (DEM), Jutahy Magalhães Jr (PSDB), Paulo Magalhães (DEM).

  7. Ficaram em cima do muro e lá não apareceram para votar: Colbert Martins (PMDB), Edson Duarte (PV), João Carlos Bacelar (PR), José Carlos Araújo (PR), José Rocha (PR), Marcelo Guimarães Filho (PMDB), Severiano Alves (PDT), Tonha Magalhães (PR), Uldurico Pinto (PMDB).

  8. A pergunta que se faz hoje é a seguinte? Quem votou a favor do imposto perde votos nas próximas eleições majoritárias, casos de Walter Pinheiro, Lídice da Mata, Josepht Bandeira, Guilherme Menezes e Sérgio Carneiro? A responsta é a seguinte: Não. Pela simples razão de que as faixas maiores do eleitorado não serão penalizadas pela CCS. Fará um pequeno efeito entre a classe média e nada mais.

  9.  O vereador José Carlos Fernandes (PSDB) registrou na sessão da Câmara Municipal pesar pelo falecimento do engenheiro Edmundo Andrade Galvão. Em seu pronunciamento destacou o trabalho realizado pelo engenheiro que ocupou importantes cargos nos órgãos municipais de planejamento e obras, em mais de 40 anos de vida pública, como funcionário de carreira da Prefeitura de Salvador.
  

  10. O vereador também ressaltou o descaso com que a Prefeitura trata alguns ex-funcionários de alto nível, citando alguns contemporâneos de Eduardo Galvão, como o irmão, Sizínio Galvão, Cidelmo Teixeira (este irmão do historiador Cid Teixeira), Ernani Romeo, Élcio Trigueiro, Jorge Oliveira e Bueno Leoni Torres.


   11. Onde anda o ex-secretário da Segurança Paulo Bezerra? Na época que comandou a SSP deu várias entrevistas e depoimentos na Assembléia Legislativa afirmando que Salvador estava fora da rota do tráfico de drogas. Ou era ingênuo até a cabeleira; ou vivia no mundo da lua.

   12. Os grandes projetos de irrigação do Estado - Baixios de Irecê, Salitre e outros - estão paralisados. Ou o governo acelera o PAC a pelo menos 80 km por hora; ou o Acelera Bahia entra em campo. A informação foi dada pelo ex-governador Paulo Souto em seu comentário na Rádio Metrópole. O ministro Geddel Vieira Lima diz que, ao contrário, as obras vão de vento em popa, como todas que seu Ministério vem realizando na Bahia. "Estavam paralisadas há 10 anos e agora estão em andamento", diz Geddel.

   13. Amanhã, 13, tem reza de Santo Antonio no Teatro Vila Velha (Cabaré dos Novos), às 21h, (excepcionalmente, devido apresentação de uma peça teatral no palco principal). O altar deste ano (é surpresa), tem a participação especial da também artista plástica Ivana Calumby, e enfatiza ainda mais a busca, pelas "moças casadoiras", do seu par. Vai ser divertido! Após a reza, um forró com o Paroano Sai Mió.

   14. Tradição é algo para ser preservado pelas gerações que se sucedem. A frase bem que poderia ter sido pensada e dita por Marcelo Careca, filho do saudoso jornaleiro Careca (falecido no ano passado). Ele está mantendo viva a tradição de uma das mais antigas bancas de revista do Centro Histórico, ao lado do Paço, que faz parte da cena soteropolitana e da própria imagem da Câmara.

   15. A Emtursa ainda está devendo dinheiro do Carnaval 2008. Como ela só trabalha de Carnaval em Carnaval sua diretoria aguarda a reeleição do prefeito João Henrique. Se isso não ocorrer, o débito chegará a 2009 com a atual diretoria, ou sob nova direção.
Tá vendo! Quem mandou acreditar!

   16. O deputado Severiano Alves, presidente regional do PDT garante que o partido vai unido no apoio a João Henrique (PMDB). Pode até ser. Mas, os votos com certeza não irão porque existem muitas dissidências internas.

   17. Quem acha que o Piauí é o Estado mais atrasado do país se engana redondamente. O ensino médio por lá é melhor do que na Bahia. As notas do IDEB do Piauí foram 3.4 para classes iniciais; 3.1 para classes avançadas; e 3.0 para o ensino médio. Na Bahia foram 3.4, 3.0 e 3.0, respectivamente. O Ceará está bem na frente com 3.8, 3.5 e 3.4. IDEB significa Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

   18. Em certo sentido, o avanço da educação do ensino médio na Bahia foi pequeno entre 2005/2007, época de Wagner, o que significa dizer que a "herança maldita" não foi tal "maldita" assim.

   19. O Iguatemi, a Alscib (Assossiação de Lojistas do Shopping) e a CDL trazem para Salvador o apresentador do programa Manhattan Connection - do canal a cabo GNT -, Ricardo Amorim, para a palestra "Impactos da Economia no Varejo". O evento, que conta também com o apoio do Sebrae, deve reunir cerca de 500 lojistas do Iguatemi na próxima quarta-feira, 18, no Hotel Fiesta.
 
  20. Mohammad Ali Khatib responsável do Irã pelos assuntos de petróleo informando que não haverá mudança nas decisões da OPEP: "O problema não se deve a um déficit de fornecimento da OPEP. Não só estamos respondendo à procura como estamos vendendo petróleo para a ampliação das reservas. Que mais podemos fazer ?"

  21. Chakib Khelil -presidente do cartel da Argélia: "O problema é a crise econômica nos EUA, que depreciou significativamente o dólar e as ameaças do Irã que aumentaram a tensão geopolítica. Se não existissem esses fatores, os preços do petróleo estariam provavelmente em 70 dólares."

  22. Tem cada proposta de manipulação do dinheiro público que só ficando quieto para não morrer de raiva. A mais nova parte dos permissionários das lojas dos diversos aeroportos pertencentes a INFRAERO, construídos com o meu, o seu, o nosso dinheiro, estão pleiteando a revogação de lei federal que exige nova licitação, a cada 10 anos, para as permissões de uso de espaços em prédios públicos, possibilitando que seus contratos sejam transformados em "ad eternum".

  23. Poderiam, assim, passar de pai para filho, como uma nova forma de capitania hereditária. Esta semana essa gente fez um movimento grande na Câmara federal, em Brasília, com a participação de pessoas vindas de todas as partes do País, inclusive com o envolvimento de vários deputados estaduais, como elo de pressão sobre os federais. Da Bahia, quem encampou o movimento foi o decano da ALBA, Jurandir Oliveira.  

   24. Carlinhos Brown gravou no Candeal, bairro onde nasceu e se projetou, as cenas finais do videoclipe da música Yarahá, uma homenagem às rainhas das águas salgada e doce, Iemanjá e Odoiá. A maioria das imagens que vão compor o vídeo já havia sido captada durante a Festa de Iemanjá, no dia 02 de fevereiro, em Salvador.

   25. Brown promoveu uma alvorada com o grupo de percussão Zárabes e o show Cânticos de Iemanjá que contou com as participações de diversos artistas, como Caetano Veloso, Miúcha, Daniel Jobim, Mariene de Castro, Jussara Silveira e o Grupo Candombless. Brown aproveita a apresentação que fará no próximo dia 28, no Rock in Rio Madrid, para mostrar o clipe em primeira mão para a imprensa internacional. A direção do filme ficou por conta de Amadeu Alban, da produtora baiana Santo Forte.

Yarahá  - Letra

(Carlinhos Brown)


O amor quer ter saúde
Deixa o amor ter
O amor não tem limites
Deixa o amor ter
O amor quer ver o mundo
Deixa o amor ter
O amor quer ter as coisas
Deixa o amor tererê

Barcos na beirinha do mar
Odoiara!
Saber dar meiguice e doar
Charme do lar
Faz brincadeirinha, linha a linha
Para ter o sol
Doura a pele
Assa a areia, o sal
Pele timbau
Vai buscar quem vive, quem vive
Yarahá, ô Yarahá!

  26. Sexta-feira, 13, Dia de Santo Antonio. Que maravilha! A sexta, 13, corre-se do gato preto e de passar embaixo de uma escada. Sendo dia de Santo Antonio vale uma imagem do santo, invertida, entre as abas do sutiã da mulher/moça. É usar e casar.