Há 30 anos, 1,5 mil famílias de Madre de Deus vivem ao lado da fábrica de gás da Petrobras e sob uma tubovia da empresa. Na invasão da Quitéria, o risco de explosão é imenso e por esse motivo, no local não é impossível executar obras de saneamento básico nem pavimentação.
Para resolver o problema dessas famílias a Prefeitura iniciou, em 2006, a construção de um parque residencial com 420 apartamentos distribuídos em 21 prédios. Na sexta-feira (13) será inaugurada a primeira fase da obra. Serão entregues seis prédios com 120 apartamentos. A inauguração vai contar com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
O Parque Residencial Maria Quitéria conta com três centros comerciais, praças, creches, módulo policial, escolas, área de lazer, quadra poliesportiva e lavanderia comunitária. A creche, totalmente equipada com 80 berços, refeitório e equipamentos atenderá as crianças da comunidade e um módulo policial em ponto central ao bairro vai garantir policiamento e segurança.
Além de lavanderias comunitárias, o local terá pistas de patins, de cooper e de bicicleta. A orla reurbanizada e equipada com quiosques para bar e quiosque para utilização de "baianas", já inaugurada, trouxe uma nova opção de lazer para a cidade.
Os apartamentos têm 47 metros quadrados de área, enquanto o padrão de obras governamentais do tipo é de apenas 26 metros quadrados, ou seja, a habitação popular de Madre de Deus tem quase o dobro do tamanho do padrão das residências construídas por outros governos.
Cada unidade possui sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O padrão construtivo é diferenciado e de alta qualidade e durabilidade. A cozinha tem bancada de aço inox da cozinha, esquadrias de alumínio, pisos e revestimentos cerâmicos nas áreas frias.