Na segunda de três audiências com o governador Jaques Wagner para levar representantes das regiões de atuação do mandato, o líder do Governo, deputado Waldenor Pereira reuniu ontem (04/Junho), na Governadoria, 82 lideranças políticas, 28 delas pré-candidatos a prefeitos em municípios do Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco e Chapada Diamantina.
Diante do grupo (majoritariamente petista) o governador reafirmou que é preciso considerar os novos aliados no processo de disputa política municipal, mas a reciprocidade maior será com os que o acompanharam desde o começo da campanha para o governo do estado.
Wagner e Waldenor mostraram-se bastante afinados no discurso político, quando ambos chamaram atenção dos pré-candidatos, em momentos diferentes, sobre o norte da campanha eleitoral. "Precisamos despertar as pessoas para o nosso projeto político republicano, de transparência, de visão do todo e não do favorecimento para alguns, para os que rezam na mesma cartilha. Não vamos disputar eleições nos valendo de uma obra ou outra. É preciso fazer o debate político sobre o que queremos para o nosso estado, para a nossa cidade, porque a população já mostrou nas eleições passadas que está cansada do autoritarismo, do troca-troca de obras e favores por voto". Foi o que disse o líder em reunião numa sala do prédio da governadoria e, minutos depois, foi repetido, em outras palavras, pelo governador.
Os pré - candidatos - acompanhados de vices, vereadores e presidentes municipais do PT e partidos aliados - falaram rapidamente sobre as alianças partidárias, conjunturas locais e as condições de disputa eleitoral. Depois de ouvir atentamente cada um, o governador fez algumas recomendações tomando como base a sua própria experiência nas duas candidaturas ao governo do estado.
O principal conselho: as pesquisas são bons termômetros, mas podem falhar. O importante é ter consciência sobre o próprio potencial e apostar firme com base em dados e condições reais e num debate político consistente. Ao final do encontro que durou quase três horas, Wagner manteve-se bem humorado e posou para fotos com cada um.
O segundo grupo levado por Waldenor à Governadoria representou os seguintes municípios: Barro Preto (ex - Lomanto Júnior), Barra da Estiva, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Brumado, Buerarema, Caraíbas, Caculé, Caetanos, Dario Meira, Encruzilhada, Cândido Sales, Floresta Azul, Firmino Alves, Ibicaraí, Ibicoara, Iguaí, Itajú, Itarantim, Jacaraci, Lagoa Real, Licinio de Almeida, Macarani, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Nova Canaã, Potiraguá ,Ribeirão do Largo, Rio do Antonio , Tanhaçu e Vitória da Conquista.