Vide
Na próxima segunda feira, 9, será a vez do prefeito João Henrique (PMDB) falar à classe médica baiana, às 19 h, na sede da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina.
A palestra faz parte do Ciclo de Debates sobre Saúde, que vem sendo promovido desde o início do mês de maio em Salvador e em Feira de Santana pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba).
O evento, que é restrito à participação dos associados dessas duas entidades, tem como objetivo conhecer as propostas dos pré-candidatos às próximas eleições municipais e de seus respectivos partidos para a saúde.
Segundo o presidente do Sindhosba Raimundo Correia, os debates tem sido importantes porque já conseguiram colocar em discussão temas como bi-tributação, terceirização dos postos de saúde, SUS, vigiância sanitária, lixo hospitalar entre outros de interesse da classe médica-hospitalar.
Para o presidente da Ahseb, Marcelo Brito esta é uma oportunidade para que os médicos conheçam o pensamento dos políticos e que ao mesmo tempo, estes ouçam os anseios da classe.
"O setor médico-hospitalar gera cerca de 100 mil empregos diretos na Bahia, além de atuar como parceiro do estado suprindo as suas deficiências no atendimento à saúde da população e as políticas públicas de saúde não contemplam esta parceria, ao contrário: penalizam as clínicas e hospitais que são tratados como se fossem o inimigo público número um, quando são elas que salvam a vida das pessoas", afirmou Marcelo Brito.
Até o momento 11 pré-candidatos a vereador de Salvador já foram sabatinados pelos médicos, 10 são candidatos à reeleição. Dos pré-candidatos à prefeito, o primeiro a falar com os médicos foi o ex-prefeito Antônio Imbassahy. Depois do prefeito João Henrique, dia 9, será a vez do deputado federal ACM Neto, no dia 16. Em Feira de Santana, o primeiro a atender ao convite da Ahseb/Sindhosba foi o deputado federal Colbert Martins (PMDB), seguido do também deputado federal Sérgio Carneiro (PT). No dia seis de junho, o deputado estadual Tarcísio Pimenta.