Política

OS CONFLITOS ENTRE OS PARTIDOS NAS ELEIÇÕES, AGORA E EM 2010

Do ex-blog de Cesar Maia
| 04/06/2008 às 13:10
OS CONFLITOS ENTRE OS PARTIDOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS!

1. Ontem este Ex-Blog (Cesar Maia) publicou um resumo da palestra feita dias atrás pelo professor Jairo Nicolau, sobre as relações entre eleições municipais e nacionais,dois anos depois. Ele mostrou que a correlação entre as eleições majoritárias é praticamente zero. Mas que a correlação entre as eleições de vereadores e depois de deputados, é significativa.

2. Vale dizer: se a bancada de um partido que troca votos com outro, ou seja, que tem uma referência de votos semelhante, aumenta muito, a de seu ou seus referentes, diminuirá proporcionalmente, nas eleições seguintes para deputados estaduais e federais. Um caso concreto: se o número de vereadores do PT cresce muito em 2008, o numero de deputados federais do PDT, PSB, PPS e PCdoB, decrescerá proporcionalmente em 2010.

3. Desta forma, para formar uma bancada federal maior em 2010, a questão fundamental para PDT, PSB, PPS e PCdoB, será que o PT eleja o menor número possível de vereadores em 2008. Mesmo que a correlação com eleição de prefeitos/presidente/governador, seja nula, o fato de um candidato a prefeito em 2008 estar entre os favoritos, levará forçosamente a seu partido fazer uma bancada maior de vereadores, pela vinculação do número.

4. Isso transforma na prática os partidos que disputam a mesma faixa de votos, em rivais nas eleições para vereadores, diretamente, -ou indiretamente para prefeito pelo efeito-vinculação ao número. Daí as dificuldades de acerto entre PT, PSB, PDT, PPS e PCdoB, em 2008. E se o presidente se meter a favor de seu partido, as conseqüências serão graves em 2009, em sua base parlamentar mais orgânica, desmanchando as demais, como desdobramento.