É o fim do mundo
Em tempo de São João reaparecem banquinhas de vendas de fogos nos bairros. Pitoresco. (F/BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. Ainda é cedo para se fazer uma avaliação sobre a migração dos votos de Raimundo Varela e da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) para o candidato ACM Neto, do Democratas. Não há dúvidas de que ele saiu mais fortalecido nessa aliança, embora devam ser levadas em consideração duas situações distintas num mesmo balaio. Os votos de Varela não representam os da IURD; e vice-versa. Ademais, ambos (Varela+IURD) nunca disputaram eleições majoritárias.
2. Sabe-se, e isso é público e notório, desde a época do vereador Alexandre passando por Tia Eron e outros, assim como o bispo Márcio Marinho a ex-deputada Zelinda Novaes e demais, o poder do voto da IRUD e como ele tem sido direcionado no campo proporcional. No plano majoritário, como a cidade é maior do que a IURD e o eleitorado bem mais vasto, é duvidoso se esse direcionamento funcionará no automático.
3. Evidente que não se está menosprezando os votos da IURD e, como já dito acima, ACM Neto fez uma aliança poderosa. Deixou os seus três outros adversários em potencial, João Henrique (PMDB), Antonio Imbassahy (PSDB) e Walter Pinheiro (PT) em planos defensivos. Numa avaliação matemática, hoje, ao pé da letra e sem levar em consideração o desenrolar do processo a seguir, a campanha propriamente dita que começará em junho, ACM Neto estaria no segundo turno.
4. Tudo muda e uma campanha não é matemática, não é ciência exata. Mas, pelo sim; pelo não, com o PT ainda sem conseguir formatar sua aliança, Imbassahy isolado e João Henrique com taxas de rejeição estratosféricas, ACM Neto, sem dúvida colocou um corpo à frente na disputa. Mas, vai ter que mexer no seu marketing inicial de campanha. Fazer diferente com bispo Marinho e Varela não cola.
5. Depois do "by-passe" da cúpula da Polícia e do Ministério Público na secretária de Justiça e Direitos Humanos, Marília Muricy, na Operação Big-Bang, ela passou o dia se explicando porque não foi sequer comunicada. Na Rádio Metrópole disse que não é chegada a "holofotes" numa espinafrada ao secretário da SSP, César Nunes, e ainda ouviu no jornal nacional do meio dia, Rede Globo, seu ex-diretor da Penitenciária, Luciano Patrício, dizer que ela sabia de tudo o que ocorria na Lemos de Brito.
6. Foi realmente um episódio lamentável para a secretária, pois, ficou parecendo que a cúpula da SSP não tem confiança na titular da Justiça e Direitos Humanos. Imagine-se, pois, o governador mandar uma mensagem sobre a reforma tributária à Assembléia sem consultar seu secretário da Fazenda! Não dá. Muricy em vez de ficar se justificando deveria era pedir explicações aos colegas do que aconteceu.
7. Falta de respeito total na Prefeitura com a saída do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima, consagrado personagem da cultura baiana. Veja a que ponto chegou a cidade do Salvador: até a área da cultura está sendo loteada.
8. Imagens antigas de Dorival Caimmy estão sendo restauradas pela cineasta Helena Solberg para o documentário "Palavras Encantadas". Inclusive aquelas fotos à beira mar da Bahia nas décadas de 1940/50.
9. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) espera que seu projeto visando obrigar os bancos a colocarem portas giratórias em todas as agências da Bahia seja aprovado este ano na AL. Álvaro entende que, com essa medida, os assaltos à bancos no interior vão diminuir, como já mostram as estatísticas na capital.
10. A Bahia está com um deficit de 12.000 policiais. Isso segundo o secretário César Nunes disse na Nova Salvador FM, sendo 6.000 na civil e 6.000 na militar. Depois garantiu que o Estado vai nomear mais 166 policiais civis. É, agora vai.
11. O ministro Geddel destesta ser chamado de novo ACM da Bahia; e o governador Wagner, de Waldir. Curioso né.
12. A Polícia Rodoviária Federal está em greve. Mas, parece os agentes da SET. Ninguém sente a diferença.
13. Inscrição na camisa do traficante "Perna" divulgada em todo país: Love.
14. O nome da moça é Lindaura Francisco, a popular Dau. É a pedra no sapato da prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas.
15. Bocão conseguiu derrubar Paulo Comelli. Entrou o que ele chama de "Pai Ambrósio".
16. Comenta-se que no caderno No Stress de "Perna" tem uma lista de autoridades e jornalistas marcados para morrer. Atingimos, pois, o status do Rio de Janeiro.
17. Ainda rende para Salvador o prêmio da professora nota 10 conferido Lininalva, em 2001, pela fundação Abril Vitor Cívita. Em 2002, a vencedora foi Roberta, de Quixaba/PE; 2003, Elaine, de Santa Cruz do Rio Pardo, SP; 2004, Maria, de São João D'El Rey, MG; 2005, Tatiana, de Voti, RS; 2006, Francisca de São Gonçalo de Amarantes, SC; 2007, Paula, SP/SP. O de 2008 está em curso.
18. Todas as professores do ensino em nível fundamental podem inscrever seus projetos na Fundação Vitor Civita.
19. Dia de Portugal, 10 de junho, vai ter um vinho boca livre no Restaurante "A Catarineta", do Pestana, a partir das 20. Com horário para terminar 22h30min.
20. Do deputado Paulo Azi (DEM) sobre o deputado Álvaro Gomes (PCdoB): - V. Exa é o único defensor do governo nesta Casa.
21. Do deputado Álvaro Gomes sobre sí mesmo: - Se vocês olharem nos meus mais de 1.200 discursos que já fiz nesta Casa, vão ver que sou o defensor número 1 da categoria dos bancários.