Política

WAGNER DÁ BASTA NO AMADORISMO POLÍTICO, MAS DEIXA SIMÕES NA BERLINDA

Vamos cantar
| 31/05/2008 às 22:04
Brasil virou Europa. Hoje, em Caixias do Sul, dava pra esquiar. E ninguém é barrado no aeroporto.
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. O governador Jaques Wagner resolveu dar um basta no amadorismo que estava dominando a cena política baiana, diante da provável composição do PR e PP com o governo, através da assunção de secretarias estaduais, tema que prosperou, da forma como aconteceu na desenfreada onda de notas e comentários na imprensa, em parte, graças a sua área de relações institucionais, alimentadora desse processo. 

   2. Ao mesmo tirou o secretário da Agricultura, Geraldo Simões, das cordas do ringue, com a fritura nascida em gabinete brazilienses e outros. Prometeram a pasta da Agricultura fiado na certeza de que Geraldo se descompatibilizaria agora em junho, mas ele mudou de planos e quer ficar. Para o prometedor não ficar ruim, começa-se um trabalho interno e atabalhoado de destabilização com ramificações na ALBA e CN.


   3. Ainda assim, Wagner tirou Geraldo das cordas, mas, não do ringue, na medida em que admite ser o mais competitivo candidato a prefeito de Itabuna, pelo PT, eleição que se configura duríssima, sobretudo se houver uma aliança PMDB com o DEM. Quando Wagner diz, textualmente em A Tarde que, se "ele decidir ser candidato a prefeito de Itabuna, que é a vontade do governador, a gente vai substituí-lo", trata-se de uma senha.

   4. Caberá a Geraldo a decisão e a responsabilidade, em ficando no governo, de eleger sua esposa Juçara Feitosa, prefeita de Itabuna. Uma tarefa e tanto. Tão difícil quanto a viabilização do PAC do Cacau. Veja só o seguinte: em Salvador, Wagner está com a missão de eleger Walter Pinheiro prefeito; em Itabuna, essa tarefa será de Geraldo Simões, com a singela diferença de que o primeiro é governador e o segundo secretário.  

   5. Realiza-se em Recife, Pernambuco, o evento anual chamado de Nordeste Invest, que atrai gente do mundo todo para conhecer o potencial econômico da região. A edição passada foi em Salvador e a próxima será em Maceió. Vários corretores imobiliarios baianos foram participar do evento por conta própria, mas tiveram a maior decepção com a ausência da representação oficial baiana para divulgar as potenciais oportunidades de negócios na terrinha.

   6. Enquanto isso, muito diferente do que ocorreu na Bahia, o governador Eduardo Campos botou tapete vermelho para os visitantes, enchendo os olhos da moçada com o que oferece um litoral, veja bem, de 120 km de extensão. O da Bahia tem mais de 1.000 km. Resultado para os baianos: não conseguiram uma só boa proposta de negócio para cá, que os obrigaram a se articular com grupos presentes vindos de outros estados para promover a venda de  áreas aos diversos investidores estrangeiros.

   7. Considerando que já existe uma postura de limitação legal no litoral baiano por parte dos órgãos competentes (MPF. MPE, CRA, CEPRAM, IBAMA, ONGS, SRH, etc...), combinada com a inércia governamental baiana (Estado e municípios) de promover as nossas potencialidades, a guerra não vai ser ganha pelos outros estados nordestinos, mas sim "entregada " pela Bahia.


   8. A imprensa baiana está aparentemente forte. Recentemente, o deputado João Bacelar (PTN) disse que as sessões da Assembléia Legislativa estavam sendo pautadas pela imprensa. Agora, o governador Wagner disse que não vai demitir ninguém do governo por pressão de jornal. De, fato, tá um horror. Tem é gente na imprensa nomeando, elegendo, derrubando, impondo nomes e normas numa situação vexatória.

   9. Imprensa é pra informar, opinar, comentar, preferencialmente dando vez e voz a todos os segmentos. A época de Roberto Marinho, ao que se sabe, já passou. 


   10. O Executivo mandou para ALBA um projeto de lei reformulando a estrutura da SEMAR, começando pelo nome que não terá mais os Recursos Hídricos, e ampla reformulação nas entidades: O CRA passa a chamar-se Instituto de Meio Ambiente - IMA, assumindo também o complicado licenciamento de supressão de florestas, que, hoje, é competência da Secretaria; e a A SRH passaria a chamar-se Instituto de Gestão de Águas e Clima - INGÀ (isto mesmo, o nome da oleaginosa comestível das beiradas dos rios), mas com as mesmas competências.


  11. Pelo que parece, o grupo do secretário Juliano Matos (PV) e de Beth Wagner (PV) resolveu  unir-se com ala do PT representada por Júlio Rocha e isolar a ala dissidente do PV que se digladiava, publicamente, com o comando da SEMAR, retirando a competência da gestão das florestas. 

  12. Agora, a parte política: Júlio sonha ser candidato a deputado estadual e reúne os dirigentes regionais da SRH pelo interior tratando de proteção ambiental; o secretário, por sua vez, de forma comedida, quer contribuir na provável eleição de um vereador na
capital.

  13. Belíssima a revista Bahia Chef, cultura, gastronomia e atualidade. Sabem onde está sendo impressa? Na Halley S.A. Gráfica e Editora, do Piauí. Os editores locais dizem que mesmo pagando frete e tudo mais, sai melhor e mais barato do que em Salvador. É possível.

  14. O deputado Heraldo Rocha lançou seu site www.heraldorocha.com.br

  15. O posto do Banco do Brasil da Balança do CAB terá seu atendimento bancário suspenso a partir da próxima terça-feira, 3. O BB está estudando outro local para instalar sua agência. Enquanto isso, os servidores estaduais podem usar os postos do DERBA, Embasa, Sucab, Conder, Sefaz, Saeb e Educação.

   16. O jornalista e escritor Fernando Morais afirmou em A Tarde que o livro memória sobre ACM já tem nome: As Sete Mortes de ACM. Nos bastidores, diz-se que ACM morreu sem ver o livro, embora, o autor da obra já tivesse recebido o capilé há anos.

  17. Salvo melhor juízio, conheço aquele tecladista do Forrozão Cavalo Doido que aparece no comercial da TV.

  18. Vem aí o Plano Territorial de Qualidade Profissional do Estado da Bahia com a curiosa sigla de PanTeQBahia. Deve ser o PCdoB da Setre. Quer saber sobre este assunto: www.setre.ba.gov.br

  19. Nenhuma empresa de comunicação da Bahia está habilitada a concorrer a proposta de R$15 milhões da Secom/Federal para esse segmento.


  20. Mais uma ambulância percorreu vários hospitais de emergência visando atendimento. A paciente era de São Sebastião do Passé e ficou tanto tempo na porta do Hospital Roberto Santos que as TVs fizeram matérias. E o secretário Solla disse na AL que a saúde vai bem obrigado.

  21. Depois da derrota do Bahia para o Barueri um ouvinte ligou para o Bocão e disse que Paulo Maracajé é o Chavez do Bahia. 

  22. Essa foi do próprio Bocão: - O Bahia contratou uma carreta de jogadores mas nenhum presta.

  23. Deve ter sido uma carreta de japoneses.

  24. Música de forró para o fim de semana, pra relaxar, nesses tempos bicudos;

       Quem é o gostosão daqui/ Aviões do Forró 

Vou te levar pra cama
Vou te deixar toda nua
Vou te morder
Vou te lamber safada!!
Você vai ficar tesuda
Vou te abraçar
Vou te beijar
Vou te deixar nas nuvens
É loucura de amor
Eu sou força total
no sexo sou campeão
Vamos fazer amor

Quem é o gostosão daqui?
Sou eu
Sou eu
Sou eu..!


letras acima