Veja proposta e comentário do BJá
Para a deputada Lídice da Mata esta é a "forma de buscar o consenso"(Foto/Div)
Foto:
Em reunião realizada na noite de ontem (30) o PSB decidiu apresentar na próxima reunião da Frente de Partidos a realização de uma pesquisa para definir o candidato.
Os socialistas querem saber qual dos quatro candidatos -, Lidice da Mata(PSB) Walter Pinheiro(PT), Olívia Santana(PCdoB) e Juca Feirreira(PV))- está melhor colocado junto à opinião pública. O resultado da pesquisa deve ser divulgado depois do São João.
Para a deputada Lidice da Mata, essa é uma forma de buscar o consenso sobre o candidato visto que em relação ao programa de governo o pensamento dessas forças é convergente. Quanto à escolha da data, o partido socialista entende que é preciso dar um tempo ao candidato do PT, que só agora teve seu nome lançado, para consolidar a candidatura na cidade, aglutinando as forças que o apóiam . Se houver empate técnico a proposta é de que o governador Jaques Wagner atue como árbitro.
COMENTÁRIO
BAHIA JÁ
A idéia proposta pelo PSB não é nova e referenda tese defendida pelo presidente do PT, Jonas Paulo, recentemente, quando propôs a realização de uma pesquisa interna para saber quais dos 4 candidatos (Walter Pinheiro, Nelson Pelegrino, J. Carlos e Luiz Alberto) seria o escolhido para pré-candidato a prefeito de Salvador.
Na época, a proposta de Jonas foi bombardeada e não vingou, até porque, o núcleo duro do governo que apoia Pinheiro, sabia do favoritismo de Nelson. Agora, é também provável que a proposta de Lídice não seja levada em consideração pelo PT, uma vez que esse mesmo núcleo sabe que, historicamente, pelos dados de outras pesquisas, Lídice é a favorita.
Mas, a política é como jogo de xadrez e as pedras são movidas em diferentes direções, em frente, em L, pulando uma ou mais casas, recuando-se e asssim por diante. A nova proposta de Lídice é mais uma dessas jogadas.
Vê-se, de toda forma, que o PSB está com o propósito de manter sua candidata. Como Olívia Santana, do PCdoB, também já disse que segue nessa mesma direção, ou o PT se organiza o mais rápido possível com seus aliados da Frente ou vai ter que encarar a chapa puro sangue, ainda que não seja necessariamente com Pelegrino na vice.
Em sendo assim, deixa-se tudo para ser resolvido no segundo turno, porque, aí sim, os votos vão dizer quem serão os dois escolhidos para a disputa final.