E tome obra na cidade
Imperdível para quem gosta da Bahia, lançamento livro Carybé & Verger, 29, Forte Santo Antônio
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. As eleições prévias que sacramentaram a candidatura do deputado Walter Pinheiro a prefeito de Salvador, pelo PT, serviram, também, para algumas reflexões interessantes sobre o partido em sí, a militância e seus líderes na capital.
2. Uma delas, talvez a mais significativa, foi a desmobilização da militância tradicional - estudantes, sindicalistas, operários da petroquímica, servidores públicos, professores universitários, etc - dando assento a pessoas simpáticas a estrela petista, porém, com outro perfil - a gente da periferia, tão próxima de Lula, constituída, por trablhadores menos qualificados, serventes, biscateiros, ambulantes e lideranças comunitárias.
2. A virada de Pinheiro sobre Pelegrino deu-se com esse contingente, capitaneado pelo deputado estadual J. Carlos, suburbano que tem base em Plataforma, no eixo da Avenida São João e adjacências, numa postura bastante parecida com os votos dos grotões do São Francisco e da Chapada Diamantina. Ou seja, votos de porteira fechada, os quais, se não assustaram os tais cientistas políticos do próprio PT, estão sendo vistos, hoje, com outros olhares.
3. Interessante observar o seguinte: se a eleição fosse com 4 candidatos (Nelson Pelegrino, Walter Pinheiro, Luiz Alberto e J. Carlos) vê-se, hoje, que J. Carlos poderia ser o vencedor, o qual, não estava blefando quando lançou sua candidatura, pois tinha uma "nova farinha" no saco. Se numa zona do subúrbio ferroviário, Pinheiro chegou a ter quase 80% dos votos, isso significa dizer que, se o nome fosse J.Carlos, ou seriam 100% ou percentual bem próximo.
4. E quem é essa militância petista da periferia? São as famílias integrantes dos programas de bolsas do governo federal, frequentadoras do sistema SUS, usuários de ônibus, distante, portanto, do perfil emblemático do petista antigo, contestador da política governamental e frequentador dos bares do Rio Vermelho. A geração suburbana gosta do Bahêa, de tomar umas brahmas e ouvir pagode. A rigor, salvo exceções, não pode ser visto como militante, mas, como cidadão que procura sobreviver da melhor maneira possível e vê, no PT, essa possibilidade de ascensão social.
5. E J. Carlos poderia ser candidato do PT? Duvida-se que isso acontecesse nesse momento, quer porque o PT tem sua elite intelectual que torce o nariz para esse tipo de candidato; quer porque J. Carlos ainda tem um degrau a mais na escada política, o posto de deputado federal. Exceto, Lula, uma exceção nacional, os outros candidatos do PT, nas capitais, compõem essa elite: Marta Suplicy, Fernando Pimentel, Lisyane Lins, deputado Molon, Raul Pontes, entre outros.
6. A questão atual é que, a partir da próxima eleição, qualquer que seja o resultado (se for positivo para o PT ainda melhor) J. Carlos passou a ser visto com outro olhar, vai avançar em 2010, certamente para a Câmara Federal, e chegará a 2012 como uma das lideranças mais fortes da capital. Aí, sim, se não houver os contrapesos naturais das trajetórias políticas terá força para encarar uma candidatura.
7. O outro lado da questão foi a queda de Pelegrino, personagem emblemático do PT da Bahia, em especial de Salvador. Nas três últimas eleições que participou sua postura como candidato, vencendo seus adversários internos na capital era possível porque o governador era do PFL. Agora, com governador do PT, direções municipal e estadual do partido contra ele, tombou.
8. Não se pode dizer que foi um tombo propriamente dito porque Pelegrino foi impulsionado pela vontade de ser prefeito (seu coração) com o apoio de sua militância. Não soube recuar ou certamente não teve forças para conter seus partidários, feridos com a derrota de Marcelino Galo, e que queriam dar um troco no âmbito interno do PT, e levá-lo à sucessão, como um candidato de honra.
9. As razões pessoais de insistância de Pelegrino para ser candidato pela 4ª vez são perfeitamente aceitáveis. Agora, mais do que nunca, o PT tem a chance de fazer o prefeito da capital, sobretudo se a chapa casadinha que se organizou entre Wagner + Lula, em 2006, para derrubar o PFL, seja extensiva para 2008, com Wagner+Lula+o candidato do PT. Duvida-se que isso aconteça no 1º turno, mas, em política, tudo é possível.
10. Daí que Pelegrino tinha razão quando dizia que era sua vez. Infelizmente, na política, nem sempre o que se deseja se consegue. É como na vida.
11. O prefeito João Henrique (PMDB), tá na muda. Mas, não está mudo. A propaganda da Prefeitura está a mil por hora no rádio e na TV. E tome obra na cidade, diz, completando que pode acreditar que vai acontecer.
12. Falar em acontecer, o secretário da Saúde do estado, Jorge Solla, vai a Assembléia Legislativa nesta terça-feira, na Comissão de Saúde. Vai fazer um balanço dos trabalhos nesse segmento.
13. O clima, nesta segunda-feira, 26, na AL ainda era de feriadão. No início da sessão só havia 1 deputado na Casa. Mas, teve sessão.
14. O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, disse que não tem medo de George W. Bush. Diz que é um "tigre de papel". Gozado, Waldir Pires, na campanha de 1986, dizia essa mesma frase quando se referia a ACM.
15. Os números da Parada Gay de SP estão parecidos com os números do Carnaval de Salvador. Ninguém confia.
16. Números da violência: Em 2001, em Natal, eram 10,4 homicídios dolosos por 100 mil habitantes. Em 2002 eram 12,4. Em 2003 eram 13,7. Em 2004 subiram para 27,6. E em 2005 para 42,4. As razões estão relacionadas ao uso de Natal como corredor de exportação de cocaína para África/Europa. Os números são da Senasp e podem ser encontrados no site mj.gov.br/senasp .
17. O Rio passa para nono lugar entre as capitais. Provavelmente com a explosão de homicídios em 2007 em Salvador, esta capital passe do décimo lugar para quinto lugar, indo o Rio para décimo lugar. Curitiba em quarto lugar surpreende.
18. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) falando da violência na Bahia leu na tribuna da AL dados relacionados aos anos entre 2000/2005 e disse que o número de homicídios cresceu 126.73% no período. A partir do governo Wagner nada comentou. Curioso, né!
19. Falar nisso, saiu no Diário Oficial do Estado a nomeação de 10 agentes de Polícia, concursados, e 1 escrivão, Jorge Oliveira Menezes.
20. Perguntar não onfende? Como vai o professor Natalino Dantas, da Faculdade de Medicina da UFBA? E a FAMED já está melhorando a qualidade do seu ensino?
21. O preço do barril do petróleo pode atingir U$200 ainda este ano. Chavez diz que, por ele, chegar a U$500. A Venezuela é grande produtora de petróleo. A GM já anunciou que, em 2010, lançará o VOLT, carro elétrico. Custará 30 mil dólares, algo em torno de 70 mil reais.
22. Ronaldo, o Fenômeno, contratou uma empresa que gerencia crises na Espanha, para lhe assessora, desde que se envolveu com travestis. Ô! Ronaldão, vem pra Bahia que a gente lhe assessora, baratinho.
23. O jogo entre Brasil x Argentina que acontecerá em Belo Horizonte está se transformando em ato político. O governador Aécio Neves está organizando uma baita confraria de políticos, inclusive o presidente Lulalá.
24. O deputado Roberto Carlos (PDT), apresentou Moção de Pesar na AL, pelo falecimento do senador Jefferson Péres. E depois elogiou a atuação do governador Wagner em Juazeiro estocando a oposição: - O governador não precisa usar uma melancia no pescoço pra dizer que está fazendo um bom governo.
25. A Sadia vai implantar uma fábrica no Nordeste. Pra variar será em Pernambuco, no município de Vitória de Santo Antão.
25. Em tempo de São João, bomba tá virando traque de massa.
26. A ilha de Paty, perto de Santo Amaro, onde nasceu o ator Lázaro Ramos vai virar livro, lançado pela Objetiva. O autor: Lázaro Ramos. É mole!
26. Teve um camarada de Serrinha que levou garrafinhas da Água de Serrinha pra parada Gay, em SP, aquela que "levanta até velhinho" e vendeu tudo. Vai repetir a dose na Parada Gay de Salvador, quando setembro chegar.
27. Conversa que se ouvia na Assembléia Legislativa e não na Assembléia de Deus. Antigamente, padre comprava cruzes. Hoje, adquire facões.
28. Ivete Sangalo vai gravar um CD infantil em parceria com Saulo, da Banda Eva, e produção de Xuxa. Bonitinho! Daqui a pouco vai lançar o bloco "Algodão Azul" à exemplo de Carla Perez com seu "Algodão Doce". Tio Paulinho que se cubra.
29. Vão inaugurar uma estátua de Zumbi, na Praça da Sé. Nada a ver com a cidade. Mestres Calafate, Bimba, Pastinha, Camafeu de Oxóssi e tantos outros, devem estar se revirando nos túmulos.
30. As estatísticas não são oficiais, mas, de cada 10 pessoas que trocam tiros com a PM, 10 chegam mortas no HGE.
31. Manoel Machado, do sindicato dos Rodoviários, avisa que a greve dos ônibus de quarta-feira, 28, tá mantida. Os motoristas só aceitam, mínimo, 10% de aumento. Segundo Machado, os empresários estão chorando de barriga cheia e não oferecem nada.