Veja as bombinhas deste sábado
Fofo histórica do casal Zélia Gattai e Jorge Amado, quando jovens (Foto/Div)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O presidente Lula da Silva lamentou a morte da escritora Zélia Gattai, em nota lida no Jornal Nacional. Na Bahia, o governador Jaques Wagner decretou luto oficial por 3 dias. Várias personalidades brasileiras estão sendo esperadas em Salvador, neste domingo, para as exéquias da escritora que será cremada. As cinzas do seu corpo serão sepultadas na Casa do Rio Vermelho, onde o casal morou e viveu por longos anos.
2. É nesta casa que a família Amado vem lutando para instalar um Museu sobre o autor brasileiro, considerado o mais significativo do país no seu tempo. Essa proposta vem se arrastando desde o último governo Paulo Souto é vista com simpatia por todos os segmentos, municipais, estaduais e federais, porém, não decola. Para a cidade do Salvador seria muito interessante sobretudo em relação ao turismo.
3. O Brasil não sabe tirar proveito desse tipo de turismo. Dublin, capital da Irlanda, consegue atrair milhões de turistas ao ano por causa do seu filho mais famoso, o escritor James Joyce, nascido em 1882 e morto em 1941. ainda relativamente jovem. Joyce tem uma obra muito mais complexa do que a de Jorge Amado, sobretudo Ulysses. Ainda assim, o turismo de Dublin, gira, em grande parte, em função de Joyce.
4. Joyce não é caso único. Na Espanha, em especial Barcelona, há um culto enorme a Cervantes com roteiros a sua casa, às livrarias e ao bar e restaurante que frequentava, o 4Gatos. Uma infinidade de artigos é vendida sobre sua principal obra, o Dom Quixote de La Mancha, em todas as quitandas e casas de souvenirs. A figura de Dom Quixote é tão popular que se confunde com a Espanha.
5. E Jorge Amado e seus personagens na Bahia? Pouquíssimas coisas se encontram à venda, ainda assim, restritas à Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, vivendo à mingua. Procure comprar uma estatueta de Vadinho ou de Gabriela que é difícil encontrar. A casa do escritor no Rio Vermelho está fechada e não faz parte do roteiro turístico da cidade. É uma lástima.
6. Enquanto isso, a Setur/Bahiatursa está tentando vender uma Festa de São João em São Paulo. Uma perda de tempo. A Emtursa, órgão da Prefeitura não existe. Só funciona, e mal, durante o período do Carnaval. Felizmente, há dias, a Companhia das Letras reeditou a obra de Jorge Amado. No exterior já são raríssimos seus livros nas livrarias. E, em Salvador, são encontradas no Sebo de Brandão e poucas livrarias.
7. Perguntar não ofende. A Cesta do Povo anunciou que abriria algumas franquias no Estado. Já conseguiu algum franqueado?
8. Da mesma série: quando Alfredo Mangueira vai entrar com ação contra o apresentador Raimundo Varela que acusou os vereadores de terem recebido R$300 mil para votarem a favor da aprovação do PDDU? Completou 2 meses que ele disse que iria entrar na Justiça e até agora nada.
9. O BahiaJá recebeu nos últimos dias mais de 50 e-mails de católicos ligados a Cancão Nova protestando contra a censura imposta pelo MP contra um livro do monsenhor Jonas Abib. Muitos dos e-mail consideram à censura uma coisa absurda, sobretudo partindo da Bahia, a terra dos libertários.
10. O deputado Paulo Azi, DEM, diz que o anúncio do governo sobre a Via Portuária Baía de Todos os Santos é virtual. Nem uma pá de cal existe no canteiro de obra enquanto o apresentador do anúncio diz que, "por onde a via passa melhora a vida dos baianos".
11. Realmente, esse tipo de comercial depõe contra a credibilidade do governo. Ademais, o PT, em tempos idos, sempre critiou esse tipo de prática e hoje exercita numa boa, como se nada tivesse acontecido.
12. Tem outra interessante. O PMDB entrou com ação contra PSDB e retirou a propaganda de Imbassahy do ar. Hoje, nos jornais de Salvador, foi veiculado um anúncio da Prefeitura de Salvador afirmando com todas as letras que a Guarda Municipal é uma ação "contribuindo com a segurança da cidade". Só que a guarda ainda não existe. No anúncio tem até uma foto de dois guardas com a legenda foto ilustrativa.
13. Segundo informe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura está confirmada a adesão do PTB à candidatura do prefeito João Henrique, à reeleição. Tudo aquilo que Edvaldo Brito falava era de mentirinha.
14. O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, falou tanta bobagem antes de assumir o cargo que é até possível que não assuma. Diz-se que irá comandar a política sobre a Amazônia do Posto 9, em Copacabana. De sunga e tudo.
15. Tem um diálogo interessante em O Globo, na coluna Nenhémhém entre o governador Jaques Wagner e o presidente do DEM, Rodrigo Maia. Wagner está mesmo na fila para 2010, na eleição presidencial.
16. Na segunda feira, 19, tem homenagem ao ex-deputado Paulo Jackson. O tempo voa e são 8 anos sem ele na AL.
17. Depois que saiu a pesquisa do DataFolha com Alckmin tendo a preferência de 29% do eleitorado para prefeito de São Paulo, pelo PSDB, o presidente da legenda, senador Sérgio Guerra já está sendo chamado de superbombeiro. Vai precisar de muita água para apagar o fogo entre Alckmin x Serra.
18. Veja o que está acontecendo em Pernambuco com o governador Eduardo Campos (PSB). Aposentou 17 dos 25 coronéis encastelados na PM. Criou 100 cargos de delegados especiais e tirou 46 delegados de policia também encastelados no poder. Com essas duas medidas reduziu 7% dos homicídios em PE.
19. A inflacão está com a bocona aberta, de novo. O feijãozinho nosso de cada dia está pelos olhos da cara.
20. O cantor Roberto Carlos perdeu na Justiça a ação contra o escritor Paulo César Araújo. O livro sobre sua biografia deverá retornar às livrarias, em breve.
21. Portugal aprovou a lei da reforma ortográfica do português. Mas, só entra em vigor em janeiro de 2014. Vai nascer caduca.
22. O IBGE vai fazer uma ampla pesquisa para investigar o que o brasileiro come. Isso é o que se chama falta do que fazer.
23. A nota de pesar do governo do Estado sobre a morte de Zélia Gattai só tinha 5 linhas. Econômica.
24. Os mais respeitados jornais do mundo (El País, Espanha; NY Times, Estados Unidos; The Independent, Inglaterra; Le Monde, França; La Nación, Argentina) lamentaram a saída da ministra Marina do Meio Ambiente e consideraram uma perda enorme para o país e para o presidente Lula.