Política

FROTA DE CARROS DA BAHIA VAI CONSUMIR 950 MILHÕES DE LITROS DE ÁLCOOL

Dias de sol no final de semana
| 16/05/2008 às 17:26
Grande negócio: Bahia caminha para ser maior mercado aberto de álcool no país (Foto/Arq)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Mesmo a Bahia sendo um estado fortemente importador de álcool automotivo, o consumo deste combustível está quase passando o da gasolina. Segundo dados da ANP, nos três primeiros meses de 2008, a vendagem de álcool hidratado (que sai diretamente da bomba), em território baiano, atingiu 70 milhões de litros contra somente 33 milhões, em igual período do ano passado. A venda de gasolina teve, neste mesmo período, pequeno decréscimo, passando de 252 milhões para 249 milhões de litros. 

  2. Para se calcular o volume total de álcool consumido, tem que se considerar a parcela (25%) do anidro adicionada à gasolina, bem como o volume de hidratado que entra clandestinamente no Estado, que, segundo fontes do mercado, situa-se em torno de 30% do oficializado. Desta forma, o consumo de álcool, no citado período, situou-se efetivamente em 174 milhões e o da gasolina em 186 milhões de litros.
 
  3. No ano passado, adotando as mesmas premissas, o quadro de consumo foi de 106 milhões de litros de álcool e 189 milhões de gasolina, representando aumento de 64% para o primeiro, enquanto que a segunda caiu quase 2%. Quando se projeta o consumo futuro de combustível, deve ser considerado o advento do carro flex que, corresponde a mais de 90% da atual produção, bem como a construção de usinas de álcool na Bahia onerando menos em frete e tributos o preço final do produto.
 
  4. Em janeiro de 2008, o Estado possuía uma frota de automóveis licenciados de cerca de 950 mil unidades, sendo 662 mil (69,7 %) movidos à gasolina e 288 mil (30,3 %) à álcool ou flex. Com a esmagadora preferência dos compradores pelo carro flex e o envelhecimento dos movidos à gasolina, a tendência da composição da frota estadual é que, em 2010, seja dividida ao meio quanto os tipos de combustível, acontecendo, a partir daí, a predominância maciça do carro flex.

  5. Está sendo projetada para 2013 uma frota de automóveis de cerca de hum milhão e 484 mil, composta de 154 mil (10,3%) movidos à gasolina e hum milhão e 330 mil (89,7) à álcool ou flex. A partir da mudança radical da composição da frota quanto o tipo de combustível, estima-se que o consumo no Estado terá o seguinte comportamento: Em 2010, gasolina: 600 milhões; álcool (anidro e hidratado): 950 milhões de litros; em 2013, gasolina: 200 milhões; álcool: 1,75 bilhão de litros.


  6. A se confirmar estas projeções, pode-se afirmar que hoje a Bahia é o maior mercado aberto para álcool automotivo do Brasil, pois produz atualmente apenas 120 milhões de litros, cerca de 7% do seu consumo para daqui cinco anos. Isto, sem contar a possível absorção da indústria  alcoolquímica, grande filão a ser explorado na esteira da onda mundial favorável ao plástico de origem renovável, que tem na Braskem uma detentora de patente para desenvolver esta linha de transformação, com reconhecimento tecnológico de cunho mundial. 

  7. Na segunda feira, 9h30min, o governador Jaques Wagner lançará na sede da Federação das Indústrias do Estado o programa "Acelera Bahia", de incentivo ao desenvolvimento da indústria. Enquanto a decisão sobre o candidato do PT a prefeito de Salvador não sai, Wagner percorre os caminhos do interior no próximo final de semana. Vai a Lençós, no sábado, para encontro de Patrimônio Material da Bahia, com a participação de representações de 210 municípios.

  8. Ainda sobre Wagner, o governador ministrará também na próxima segunda-feira, 19, às 19h, na sede do Ministério Público estadual (localizado na Avenida Joana Angélica nº 1312, bairro de Nazaré), a aula inaugural sobre "Segurança Pública com Cidadania" do Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania, dirigido a membros do MP, oficiais da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e docentes universitários.
 
  9. Primeira atividade do Programa de Capacitação e Educação em Direitos Humanos (Procedh), o curso, que é gratuito, tem como objetivo a capacitação de profissionais dos sistemas de Justiça e Segurança e é fruto de um convênio firmado em dezembro do ano passado entre o MP, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e das Polícias Civil e Militar, e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
 
  10. O artigo da secretaria da Casa Civil do governo do Estado, Eva Maria Cella Dal Chiavon, sobre os caminhos do desenvolvimento publicado hoje, 16, em A Tarde, segundo fonte vinculadas ao ex-governador Paulo Souto derrapa nos números em relação ao crescimento do PIB, ano 2004. A mesma fonte diz que o PIB na época de Souto, na Bahia, cresceu mais do que a média nacional. Ademais, a secretaria relaciona feitos do governo atual que, "sequer tem projetos executivos", diz.

  11. Ou seja, vem resposta por aí. A informação é de que o ex-governador Paulo Souto não passará batido d'agora em diante, em qualquer assunto. A propósito, diz a mesma fonte soutista, os indicadores da violência apresentados também pela A Tarde revelam um quadro de crescimento da violência no âmbito de comparativos do governo Wagner (entre 2007/2008). E agora? Ainda seriam próprios da "herança maldita"!, questiona.

  12. Os doutos da Prefeitura e do Estado visitaram o Edifício Caramuru, no Comércio, e acharam lindo e maravuilhoso. O prédio está caindo aos pedaços e deveria ser demolido para implantar um hotel internacional. A turma do contra vai brecar alegando que é referencial de uma época. O novo hotel deve ir pra Recife.

  13. A entrevista de Raimundo Varela, pré-candidato a prefeito de Salvador pelo PRB, na Tribuna da Bahia, hoje, contém algumas pérolas. Uma delas: - Vou reunir os servidores num estádio para distribuir o primeiro contracheque pessoalmente. 

  14. Santo Deus, ninguém merece. Avisa aí que o capilé é depositado em conta bancária e que de demagogia o mundo tá cheio.

  15. O deputado federal ACM Neto lamentou o falecimento de Lindinalva de Assis, Dinha do acarajé. O parlamentar afirmou que Dinha era um ícone da cultura gastronômica baiana e soteropolitana. "Uma das riquezas mais importantes da Bahia é a sua culinária. A Bahia perde um símbolo desta sua riqueza, que era a Dinha. Uma quituteira de mão cheia e uma pessoa extremamente carismática e que incorporava o espírito baiano. Vamos sentir muito a perda dela", lamentou.


  16. O vendedor ambulante Joílson Leandro Souza, 28 anos, foi preso por agentes da 2ª Delegacia (Lapinha), na invasão do Péla Porco, atrás da antiga Estação Rodoviária, onde comercializava drogas. Ele foi flagrado por 23 pedras de "crack" e autuado em flagrante pela delegada plantonista Jamila Cidade. A ACS da SSP classifica Joílson como "vendedor ambulante". Tá bom!

  17.O vereador José Carlos Fernandes (PSDB), pediu na Câmara Municipal que as autoridades estaduais e municipais tomem medidas urgentes para garantir segurança de vida para o trabalho das equipes técnicas da Defesa Civil (Codesal), ameaçadas nos últimos dias por atos criminosos  em suas visitas aos bairros, "exatamente em locais que mais precisam do atendimento qualificado destes profissionais".

  18.  A Gafisa, uma das maiores incorporadoras e construtoras do País, lança no próximo domingo (18), durante intervalo do Fantástico, seu novo posicionamento institucional e o slogan "Gafisa: uma história de grandes idéias para viver bem". O anúncio será feito ao público por meio de campanha criada pela Giovanni+Draftfcb que será veiculada em TV Aberta e TV Paga com o filme intitulado "Lâmpadas", além de sites, jornais e revistas nacionais. A Gafisa já chegou a Salvador.

  19. A vereadora Olívia Santana (PCdoB) revelou, em pronunciamento na Câmara Municipal de Salvador, que cerca de 3 mil crianças que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do governo federal, não estão com assistência no turno oposto ao que estudam.

  20. A Associação de Servidores da Câmara de Vereadores de Salvador convida para o 2º forró da Instituição Cultural e Ambiental Comelixo, no próximo domingo, das 14 horas às 20 horas, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. Gilmar del Rei, presidente do Comelixo informa que as atrações do evento são Cangaceiros do Forró, Forró Pé de Cana e Fábio Leal. Ingresso: uma camisa do Comelixo (R$ 15) mais 1 quilo de alimento não-perecível. Não vale sal.

  21. O BahiaJá atingiu 64.779 acessos à matérias em 24 horas, de quinta para sexta-feira. Fonte: Locaweb.