Seminário no litoral Norte foi fiasco
Igreja de Vila de Abrantes, no Litoral Norte, área cobiçada pelos estrangeiros (Foto/BJá)
Foto:
Miudinhas da pol'itica, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. As ações do Ministerio Público Federal para exigir o cumprimento da legislação ambiental pertinente à perservação do litoral baiano tem provocado uma reviravolta na comercialização de áreas maritimas, principamente na região de Trancoso, Extremo Sul do Estado, e na Linha Verde, Litoral Norte. O cancelamento da implantação do pretencioso e badalado Ecoresort TXAI, em Trancoso, devido a forte interferência do MPF, anulando licenças do CRA e Prefeitura de Porto Seguro, mostrou que a coisa tende a radicalizar em prol do que resta de mata atlântica.
2. Colocando suas barbas de molho, o CEPRAM aprovou resolução impedindo qualquer verticalização em determinadas áreas do litoral Norte que inviabilizam seus aproveitamentos, enquanto o CRA já cancelou suas próprias licenças concedidas, para efeito de reavaliação. O seminário sobre investimentos Brasil-Portugal realizado, na última semana, na Praia do Forte, foi considerado um fiasco por inúmeros corretores que se colocaram a postos para intermediar vendas de áreas, sem receberem qualquer sinal de interesse.
3. Os preços estratosféricos que estavam sendo pedidos anteriormente estão descendo ligeiramente a ladeira, para desespero dos megaespeculadores. Talvez assim os baianos possam voltar a sonhar em ter um cantinho para curtir o mar de sua terrinha. O setor argumenta que, nem muito ao mar; nem muito a terra. Ou seja, governo do Estado e Ministérios Públicos devem ser mais flexíveis.
4. O argumento se sustenta na tese de que investimentos correm a procura das melhores oportunidades e de quem as oferece. Beira de mar existe no Brasil de ponta-a-ponta, no lado Atlântico. Mas, investimentos costumam também atravessar oceanos e continentes, numa rapidez impressionante.
5. Na sessão da AL desta quarta-feira, 14, o deputado João Bacelar (PTN) disse, no plenário que o governo vai acabar com o CRA, o Centro de Recursos Ambientais, vinculado a Secretaria do Meio Ambiente. Donde Bacelar tirou a informação a base aliada não soube explicar, pois, desconhecia a matéria.
6. Vai aqui mais informes adicionais. No âmbito de secretarias de governo, em relação a implementação de alguns projetos, o CRA toma algumas resoluções, porém, elas não são acatadas. Há um sentimento, no núcleo duro do governo, de que é preciso haver mudanças no CRA. Comentários em off de uma fonte governamental, diz que a cúpula do CRA "briga pra dentro". Ou seja, nas disputas internas há conflitos entre PT/PV/Juca Ferreira & Cia.
7. Pegando a expressão "brigar pra dentro" ao pé-da-letra é isso que está acontecendo no PT, na escolha do pré-candidato a prefeito de Salvador. Há um autofagismo impressionante, o qual, nem Darci Ribeiro, se vivo fosse saberia explicar. Os comentários na AL davam conta de que o deputado Nelson Pelegrino ao "peitar" o governador Jaques Wagner, pode se dar mal. É só lembrar que Maria Del Carmen, da Conder, é indicação de Pelegrino. Porém, a caneta é de Wagner.
8. Ainda vai haver um debate na próxima sexta-feira entre os candidatos. Agora, (olhaí a força do governador no cenário) com apenas dois candidatos: Nelson Pelegrino x Walter Pinheiro. Os outros dois, Luiz Alberto e J. Carlos já desistiram das suas respectivas candidaturas e vão apoiar Pinheiro. Há, segundo os analistas internos do PT, a partir dessa cooptação, um equilíbrio de forças entre os dois candidatos que restam, caso aconteça a prévia de domingo.
9. O que parecia comparativos absurdos entre o Rio de Janeiro x Salvador, em termos de aumento da violência e criminalidade organizada, eis que, no pacato bairro de Cosme de Farias, o tráfico impôs a lei, fechou o comércio, matou um rival, feriu vários populares e levou Zóio de Gato as manchetes. Ou seja, Salvador já tem quadrilhas organizadas e controlando o tráfico à moda carioca.
10. A jornalista Mônica Veloso, ex-amante de Renan Calheiros, está querendo aprontar mais uma. Está na capa de Caras com a seguinte chamada: Mônica Veloso apresenta Catharina, sua filha com o senador Renan. É encrenca pura.
11. O IBGE aponta que, no Brasil, pretos e pardos já são maioria da população. E agora: como fica a política de cotas nas universidades e até na TV?
12. A Cooperativa dos Condutores de Táxis de Salvador vai fazer sua assembléia de prestação de contas dia 15 de julho. Vai ser na sede do Sindiquímica, cujo salão é bastante amplo. Esperam-se debates acalorados.
13. Comentário de um integrante da campanha Devolva Meu Bahia: - O Bahia quebrou de vez.
14. Dez anos sem Frank Sinatra. E nosotros ouvindo Aldemário Coelho aqui na terrinha abençoada por Deus.
15. Só restam 7 ministros originais da equipe do presidente Lula. Luiz Dulci, José Armando Félix, Gilberto Gil, Celso Amorim, Tarso Genro, Dilma Roussef e Guido Mantega. Os três últimos são originais mas já mudaram de Ministério.
16. Como vês, Gil resiste. Ele que já falou em sair umas dez vezes do Ministério. Ontem, foi visto no Rio gravando ao lado de Margareth Menezes, dando uma cancha no novo disco da baiana.
17. A Capemisa de Seguros vai fazer reforma da antiga sede da Capemi, Rio, projeto de R$9 milhões. O arquiteto baiano Fernando Peixoto assina o projeto.
18. Outra da baianada no Rio. A Insinuante vai abrir uma loja no Passeio Shopping, em Campo Grande, zona Norte da capital fluminense. Lojinha de 2 mil metros quadrados com custo de R$2 milhões.
19. A velocidade da comunicação está tão intensa que o presidente Lula soube da saída da ex-ministra Marina Silva pelo noticiário da TV. Agora, o presidente está com a difícil missão (pelo menos do ponto de vista do marketing) de combater o desmatamento da Amazônia.
20. Aqui na Bahia, também, o governador Wagner está com missão parecida, no sentido de traduzir para a população que as obras do PAC são pra valer. É um trabalho intenso no campo da política, da administração e do marketing. O PAC do Cacau, inclusive, merece um plano de marketing só pra ele.
21. Os passageiros entraram num vôo da TAM, em SP, com direção a Bahia, e foram informados de que não havia pilotos à bordo.
22. O deputado Zé Neto (PT/Feira) garantiu na AL, em plenário, que as vaias endereçadas ao ministro Geddel, em Ilhéus, não foram orquestradas pelo secretário Geraldo Simões. Em seguida aconselhou: - Deixemos de lado as vaias e as vaidades e fazermos juntos o melhor para a Bahia.
23. O site do Detran, nesta quarta-feira, estava foa do ar. Foi através desse site que o BahiaJá encontrou a informação dando conta de que 700.000 veículos na Bahia trafegam sem licenciamento.
24. Concursados da PM que completaram 30 anos e não puderam ser convocados pelo governo, mesmo com a aprovação em concurso, foram à AL, na galeria, portando cartazes de protesto contra o governo. Houve uma ordem para que fosse recolhidos os cartazes. Gerou-se um mal estar enorme e protestos dos deputados, pois, nada havia de agressivo ou desrespeitoso.
25. Um deputado do DEM garantia que a ordem teria partido da Assistênca Militar da Casa.